Para Moura e Bitencourt (2006), a competência está relacionada ao desempenho do colaborador na empresa, podendo ser treinada e desenvolvida conforme as atividades e o trabalho realizado. Muitas vezes, está vinculada a resultados dos objetivos organizacionais propostos. Assim, se a competência pode ser construída por meio de treinamento e desenvolvimento, ela pode ser aperfeiçoada e corrigida. Um indivíduo competente deve buscar uma melhor atuação profissional e qualidade na resolução de problemas.
Pode-se dizer que a competência se desdobra em três níveis, saber o que fazer, saber como fazer e saber por que fazer, já que cada profissão vai exigir de quem executa o trabalho uma série de competências (Oliveira, 2000). No entanto, ser competente engloba também ter um bom desempenho numa dada tarefa, ou seja, envolve um conjunto de conhecimentos, habilidades e comportamentos que o indivíduo precisa desempenhar com eficácia para determinadas tarefas e em qualquer situação (Rabaglio, 2001).

CAMPOS, Keli Cristina de Lara et al. Empregabilidade e competências: uma análise de universitários sob a ótica de gestores de recursos humanos. In: Revista rPot. vol. 8, n. 2. junho - dezembro 2008, p. 159-193. Disponível em: Acesso em: 08 nov. 2018.

A partir das informações apresentadas, analise as afirmações a seguir e a relação proposta entre elas.

I. O conceito de competência está relacionado ao desempenho de um dado colaborador em uma empresa, sendo que, a partir de treinamentos, é possível fazer com que determinadas competências sejam desenvolvidas pelo trabalhador.

PORQUE

II. A competência pode ser mensurada pela vontade que o indivíduo demonstra por aprender uma nova habilidade, mesmo que suas ações não sejam realizadas com eficácia, posto que o mais importante é que o funcionário mostre ter vontade em aprender.

A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
Alternativas

Alternativa 1:
As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II é uma justificativa correta da I.


Alternativa 2:
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.


Alternativa 3:
A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.


Alternativa 4:
A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.


Alternativa 5:
As asserções I e II são proposições falsas.

Respostas

respondido por: ninjazx14r
6

eu marquei  a alternativa C

Perguntas similares