Respostas
Quando eu tive o primeiro contato com o estudo da Lógica, o professor explicou dessa exata forma para facilitar a compreensão imediata do assunto:
Lógica é a antessala do pensamento filosófico, porque é ela que organizará o pensamento para que possa fluir de modo sistemático, metódico, organizado. Sem isso, não é propriamente Filosofia, mas sim o pensamento desordenado. Ou seja, a Lógica é o que existe de mais básico e indispensável na Filosofia. Ela é o princípio, o meio e o fim do pensamento filosófico. Todo bom filósofo é necessariamente bom em Lógica. Caso contrário, ele será como um engenheiro que não sabe muito bem a Matemática.
Aristóteles é ninguém menos do que o sujeito que deu início a esse estudo. Ele criou inclusive o nome "Lógica". Para ele, ela é um instrumento (como comentei) e não uma ciência propriamente dita.
Falácia é, por assim dizer, um erro de Lógica, é enganoso. Tem a aparência de um raciocínio correto, mas conduz ao erro. Deriva do verbo latino "fallere", que significa enganar.