• Matéria: Biologia
  • Autor: titaoliveira76
  • Perguntado 9 anos atrás

Se a variabilidade genética é gerada aleatoriamente por meio de erros na duplicação do material genético, como explicar a adaptação das espécies a seu ambiente? Explique a proposta original (Charles Darwin), caracterize o processo, dê um exemplo em detalhes, e cite as evidências que Darwin usou para embasar sua proposta.

Respostas

respondido por: GoldFox
19
Para melhor entender esse processo é necessário compreender o conceito de seleção natural. A seleção natural consiste na seleção de indivíduos mais favoráveis a sobreviver em um determinado meio. É importante ressaltar que a própria seleção de indivíduos é feita pelo meio. Exemplo: supondo que através de mutações genéticas no DNA e uma mosca, suas asas nasceram enroladas, dificultando seu voo. Portanto, no meio em que ela vive ele pode não sobreviver e suas características não serão passadas as proles. (neste caso a mutação não foi benéfica)
Entretanto, alguma mutações são favoráveis aos individuos, possibilitando assim, um favorecimento em sua sobrevivência. Exemplo: uma mosca nasce com uma mutação genética que permite que ela voe mais rápido, logo em seu meio ela poderá escapar de predadores e conseguir mais comida. Ela sobreviverá. E esta mutação positiva será passada as proles caso ela se reproduza, tornando a sua linhagem mais adaptada ao meio.
E é assim que o próprio ambiente seleciona os indivíduos, esta é a seleção natural.
No caso de Darwin ele uso exemplos semelhantes, contudo com pássaros que sofrerão adaptações em seus bicos decorrentes do isolamento reprodutivo.
Perguntas similares