• Matéria: Geografia
  • Autor: sgraziele913
  • Perguntado 7 anos atrás

Como a africa participava das divisao internacional do trabalho por favor me ajudem é um trabalho que eu tenho que entregar para minha professora amanhã

Respostas

respondido por: vinifelipepedrao
1

A África na nova DIT:   (DIT é a divisão internacional do trabalho, onde os países sub-desenvolvidos produzem  as matérias primas para os países desenvolvidos. Os países sub-desenvolvidos importam os produtos industrializados, automóveis, eletrodomésticos, dos países desenvolvidos. A DIT durou atá a 2ª Guerra Mundial ).

     A Nova DIT     é a nova divisão internacional do trabalho :  após a 2ª Guerra Mundial   muitos países subdesenvolvidos começaram a ser financiados pelos países detentores do capital, ou desenvolvidos,  e dessa maneira, muitas empresas passaram a espalhar filiais pelo mundo, o que acabou transformando os países subdesenvolvidos em exportadores de produtos industrializados, dessa maneira alterando as relações comerciais que predominavam no mundo.

Geografia Newton Almeida

   Na Nova DIT a participação  dos países pobres se dá pela produção de manufaturas que empregam pouca tecnologia, mão-de-obra barata, em atividades insalubres e poluidoras, rejeitadas nas nações mais ricas. Nos países desenvolvidos a participação ocorre com a produção de bens industriais de alto valor agregado e de serviços de apoio à produção .  

   A posição da África na Nova DIT é ainda mais desfavorável se comparada à dos países de baixa industrialização, porque apresenta maior exploração de recursos naturais e da mão-de-obra. As exportações de produtos industrializados no Continente Africano são insignificantes e estão concentradas em três países : Marrocos,  África do Sul e Tunísia.

 O continente carece de modernização da infraestrutura, com a qual poderia dinamizar as atividades econômicas. Um exemplo disso é a rede de transporte instalada na África por empreendedores europeus, que determinou a vocação do Continente Africano para a exploração dos recursos do território para além-mar.

   As dificuldades de acesso às novas tecnologias: os africanos possuem um baixo nível de qualidade das infraestruturas, como energia elétrica, telecomunicações (telefonia, internet), rede de transportes. Sem a modernização da infraestrutura e da qualificação da  mão-de-obra continua o ciclo de pobreza atual, e essa precariedade da infraestrutura inviabiliza a atração de investimentos externos para a geração de empregos.

Geografia Newton Almeida

  A  África e a globalização:   após a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) as atividades econômicas do planeta passaram de um período técnico para um período técnico-científico. Portanto, sem o domínio de alta tecnologia e sem investimentos nas áreas de pesquisa e desenvolvimento (educação científica), os países africanos não conseguiram se inserir de maneira competitiva na nova ordem mundial, que além dos progressos técnico-científicos incorporou as chamadas novas tecnologias de informação (telecomunicação, computadores, celulares, internet). Após a década de 1970 os países que detêm o conhecimento das novas tecnologias estão no topo do poder econômico mundial.    

       O que é nova ordem mundial?  A Guerra Fria, disputa de poder entre os Estados Unidos da América (capitalismo) e União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (socialismo), período de 1950 a 1990, era conhecida também  como Ordem Bipolar, ou seja, o mundo estava dividido entre dois polos de poder. Após a fragmentação da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (atual Rússia), ou após o fracasso do socialismo (a partir de 1991), o mundo ingressou em uma nova ordem mundial, ou ordem multipolar, onde os países se esforçam para tornarem-se competitivos no mundo capitalista, com suas indiscutíveis desigualdades sociais.

Perguntas similares