É fato que a dialética da vida mobiliza tudo de inorgânico, de orgânico e de humano. Move-se como um processo de múltiplas escalas [...] e envolve cada uma e todas as formas de fenômenos e campos da Geografia que a eles se dedicam. O tema seria o movimento: sabemos que o que agora é material rochoso, mais adiante disponibilizado pelos processos geomorfológicos será sal mineral (segundo a localização e a forma propícias de relevo) para que o processo biogeográfico da fotossíntese [...] produza a matéria viva, que o trabalho [...] irá transformar em vida social, até que, mais à frente, devolvido como resíduo [...], a matéria viva se remineraliza, reafirmando tudo em rocha, para que da morte renasça a vida num ciclo abiótico-biótico, que no fundo é o novo nome de batismo para a Geografia holista de Humboldt, de eterno retorno.
Analise a citação anterior e assinale a alternativa correta.
a) A inter-relação entre os elementos inorgânico, orgânico e humano não é possível de ser compreendida por meio da dialética, pois esta apresenta uma perspectiva positivista da vida social.
b) Embora o autor mencione que a dialética pressupõe a mobilização dos elementos inorgânicos, orgânicos e humanos, destacam-se, nesse processo, os elementos inorgânicos sem os quais os demais não poderiam existir.
c) Embora o autor mencione que a dialética pressupõe a mobilização dos elementos inorgânicos, orgânicos e humanos, destacam-se, nesse processo, os elementos orgânicos, haja vista que são os intermediários entre os processos inorgânicos e humanos para a formação da vida social.
d) Embora o autor mencione que a dialética pressupõe a mobilização dos elementos inorgânicos, orgânicos e humanos, destacam-se, nesse processo, os elementos humanos, uma vez que são os responsáveis pela formação da vida social por meio do trabalho.
e) Existe uma inter-relação entre os elementos inorgânico, orgânico e humano que, em um movimento dialético e vislumbrado por meio de múltiplas escalas, permite-nos compreender como eles interagem entre si no processo de construção da vida social.
Respostas
Olá,
Alternativa correta: e) Existe uma inter-relação entre os elementos inorgânico, orgânico e humano que, em um movimento dialético e vislumbrado por meio de múltiplas escalas, permite-nos compreender como eles interagem entre si no processo de construção da vida social.
Em Humboldt, encontramos a construção de uma ciência empírica, criada a partir de dados coletados que deve ser compensada, através de imagens e símbolos de uma experiência estética, isto é, a construção de uma ciência que depende e valoriza a imaginação e o caráter intuitivo para comunicar plenamente os fenômenos da natureza.
Enquanto a ciência racionaliza a partir do fracionamento da realidade total, o tratamento estético busca recuperar os aspectos sensíveis e qualitativos da sua totalidade.
Resposta: E) Existe uma inter-relação entre os elementos inorgânico, orgânico e humano que, em um movimento dialético e vislumbrado por meio de múltiplas escalas, permite-nos compreender como eles interagem entre si no processo de construção da vida social.
RESOLUÇÃO
As inter-relações entre os fatores bióticos e abióticos no meio natural e sua respectiva dinâmica de contínua transformação, influenciando diretamente no meio social e humano, faz da Geografia uma ciência responsável pela visão profunda das modificações ocorridas entre os mais diversos elementos na natureza.