Quais são os países onde há o maior número de trabalhadores da industria têxtil terceirizados e os principais mercados consumidores deste produto?
Respostas
Olá,
Com o advento da Revolução Industrial, muitos produtos e serviços passaram por profundas mudanças e o processo de industrialização do vestuário não ficou à parte. Até a década de 60, a América do Norte representava 95% de toda produção têxtil.
Hoje, 97% da produção mundial, passou para países subdesenvolvidos como serviços terceirizados. As mudanças de comportamento e no padrão de consumo, exigiram a indústria da moda, a confecção de inúmeras peças e com baixo custo de produção.
Regiões periféricas da China e Índia, Bangladesh, Deli, Kan Pur, Punjab, Hong Kong, Haiti, produzem sem necessidade de bons salários, vale dizer que a média é de 2 dólares por dia de trabalho, e sem cuidados de salubridade no ambiente de trabalho, uma vez que sindicatos não tem poder para mediar estas condições e onde predomina o trabalho feminino e infantil.
Com preços baixíssimos de produção, chegam com custos elevados aos principais centros consumidores de moda: a América e países da Europa, França, Inglaterra e Itália. O Brasil também é grande consumidor varejista, onde os altos custos de produção nacional, propiciam a política de terceirização do serviço, para um grande mercado consumidor.