Respostas
A chamada filosofia moderna consistiu em uma reformulação epistemológica que passou a buscar justificativas racionais para os eventos que norteavam a sociedade da época (séculos XV, XVI, XVII, XVIII, XIX). Entre as correntes de pensamento formuladas na época podemos citar o renascimento, o barroco e o iluminismo como as principais vertentes.
O surgimento de correntes de pensamento provenientes do renascimento e iluminismo assumiu um caráter mais emocional e ligado ao aspecto social em que os indivíduos se encontravam na sociedade. O Idealismo alemão, o marxismo, o Positivismo e o Pragmatismo e alguns pensadores como Soren Kierkegaard e Friedrich Nietzsche personificam através de suas teorias o espírito turbulento da sociedade da época.
Essa reformulação do processo filosófico ocorreu em três etapas distintas: o renascimento abriu as portas para um pensamento categorizado e voltado ao pensamento crítico, as reformas e contra-reformas desse tempo foram respostas da igreja à esse novo pensar que ganhou muitos adeptos.
A segunda parte consistiu em uma ruptura definitiva com o sistema filosófico medieval que era embasado em preceitos religiosos, esse período para muitos é considerado um catalisador para o surgimento do iluminismo.
A terceira e última etapa distinta desse processo de mudança epistemológica pode ser visto no surgimento do iluminismo, que adotou a razão como força motriz do processo filosófico. O iluminismo significou o início de um pensamento voltado ao desenvolvimento científico e bem estar social da população como um todo, não apenas uma pequena parcela que em outrora tinha privilégios, a criação de leis que se aplicavam de maneira imparcial é um dos exemplos da influencia do iluminismo na sociedade.
A filosofia moderna contribuiu em muito na construção dos modelos morais que hoje estão presentes na sociedade, sem essa profunda reflexão acerca dos direitos e deveres do indivíduo na sociedade certamente teríamos um modelo social desequilibrado e injusto com populações vulneráveis ou minorias. O processo filosófico é importante para delinear as aspirações humanas e tornar a sociedade um lugar com sustentabilidade de opiniões diversas.