De um modo distinto, um célebre médico italiano, em 1700, efetuou a primeira classificação e sistematização de doenças do trabalho, na perspectiva da integralidade. Sua obra De morbis Artificum Diatriba é considerada por autores nacionais e internacionais como um marco na análise e ordenamento das enfermidades do trabalho. O autor identificou diversos aspectos concernentes às doenças relacionadas ao trabalho, cujo formato descritivo remete à visão integralizadora da saúde. Observando o modo de adoecimento dos trabalhadores em seus ofícios e suas condições de vida e trabalho, este fundamenta solidamente sua base conceitual de análise na ideia do que chamamos hoje de integralidade.
VASCONCELLOS, L. C. F. ; GAZE, R. Integralidade e doenças dos trabalhadores. Oficina de Artigos da Pós-Graduação em Saúde Pública / Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca / Fundação Oswaldo Cruz. Itaipava - RJ, 2009. Disponível em: . Acesso em: 01 nov. 2018.
Diante do exposto, podemos afirmar que o autor de De morbis artificum Diatriba foi:
Alternativas
Alternativa 1:
Anastacius V.
Alternativa 2:
Plinio e Rotário.
Alternativa 3:
Nicolau Maquiavel.
Alternativa 4:
Samuel Stockhausen.
Alternativa 5:
Bernardino Ramazzini.
Respostas
Olá!
Em 1700 o célebre médico italiano, Bernardino Ramazzini, fez a primeira classificação e sistematização de doenças do trabalho, na perspectiva da integralidade.
Seus estudos de doenças ocupacionais e a promoção de medidas de proteção para os trabalhadores encorajaram o início da segurança industrial e as leis de acidentes no trabalho. Foi nesse mesmo ano que ele publicou seu livro De morbis Artificum Diatriba, em que oferece um meticuloso exame dos fatores etiológicos das afecções características dos diferentes ofícios que existiam antes da Revolução Industrial na sociedade civil do antigo regime.
Contém conceitos de prevenção para evitar ou reduzir os efeitos da exposição a substâncias tóxicas.
Alternativa corrreta: 5) Bernardino Ramazzini.
Resposta:
Alternativa 5: Bernardino Ramazzini.
Explicação:
Bernardino Ramazzini, célebre médico italiano, em 1700, efetuou a primeira classificação e sistematização de doenças do trabalho, na perspectiva da integralidade. Sua obra De morbis Artificum Diatriba é considerada por autores nacionais e internacionais como um marco na análise e ordenamento das enfermidades do trabalho.