Respostas
O rádio foi importante para disseminar as informações do Estado Novo de Getúlio,seus ideais e até mesmo de exaltar sentimentos nacionalistas na população,de forma a vangloriar os feitos de Getúlio,para que se fossem evitados conflitos. Para isso foi criado a DIP.
"O DIP – Departamento de Imprensa e Propaganda – foi criado através de um decreto presidencial, em 1939. Ele tinha como meta disseminar os ideais do Estado Novo, governado por Getúlio Vargas, junto à população.
Este órgão era estruturado na forma de departamentos de divulgação, radiodifusão, teatro, cinema, turismo e imprensa. Sua tarefa era ordenar, guiar e centralizar a publicidade local e exterior, censurar as esferas teatrais, cinematográficas, esportivas e recreativas, produzir eventos patrióticos, exposições, concertos, palestras e gerir o sistema de radiodifusão oficial do setor governamental. Diversos estados tinham ramificações ligadas ao DIP, conhecidas como ‘Deips’. Esta modalidade de organização permitia ao governo deter o monopólio da informação e o total controle da cultura nacional."
O rádio foi o melhor instrumento de comunicação disponível na Era Vargas, tendo sido utilizado na veiculação de comunicados governamentais e propagandas políticas ao longo do período, por seu caráter de objeto natural e amado nas casas das famílias brasileiras, a chamada era de ouro do rádio.
O poder do rádio durante a Era Vargas
Tal instrumento não era possuído por todas as famílias, porém, sempre havia um vizinho ou conhecido que tinha um rádio e convidava a comunidade em torno das radionovelas, cujos intervalos eram utilizados pelo então governante Getúlio Vargas na propagação dos seus dogmas.
Mais sobre a Era Vargas e a era de ouro do rádio no Brasil: brainly.com.br/tarefa/40322777
#SPJ2