Respostas
O Nordeste é uma região rica não apenas em termos de cultura. Ele também é abundante em riquezas naturais, sendo conhecido por seus variados ecossistemas únicos, como o sertão e a caatinga. A flora nordestina é muito peculiar e, para que você conheça melhor esse lugar privilegiado do nosso Brasilzão, preparamos uma lista com as principais plantas exclusivas da região. Vem conferir!
Cajueiro
Como o nome sugere, essa é a árvore que produz o caju, fruta que tem a cara e o sabor do Nordeste. A planta tem médio porte e pode atingir 15 metros de altura. O seu tronco é retorcido e as folhas são ovais.
A árvore é encontrada, especialmente, nas florestas tropicais litorâneas. Vale ressaltar que o maior cajueiro do mundo está localizado no município de Parnamirim, no Rio Grande do Norte.
Umbuzeiro
O umbuzeiro é uma planta muito famosa no Nordeste e pode ser encontrada em grande quantidade no Ceará. Ele adapta-se bem em regiões mais secas, pois armazena água internamente, resistindo assim a longos períodos de estiagem.
O fruto do umbuzeiro, o umbu, é muito valorizado na culinária da região. No entanto, ele só é comercializado de janeiro a abril, durante a época de chuva.
Faveleiro
O faveleiro é uma planta encontrada desde o Piauí até a Bahia, estando mais presente nas proximidades do Rio São Francisco, nos solos arenosos e rasos da região.
Essa espécie não passa de 8 metros de altura, os seus frutos e folhas são cobertos por pequenos espinhos e, assim como o umbuzeiro, essa planta também é capaz de economizar água para sobreviver em períodos de estiagem.
Ipê amarelo
Lindo e imponente, o ipê amarelo é uma planta que floresce perto de rios temporários no clima semiárido. Essa árvore belíssima pode chegar a 20 metros de altura e sua madeira, por ser muito resistente, pode ser usada na construção civil.
Vale ressaltar que essa planta floresce de agosto a setembro.
Cajazeira
A cajazeira é uma árvore com frutos de sabor intenso, que são usados tanto no consumo in natura, quanto na produção de doces, sorvetes e compotas em geral.
Essa planta, que pode atingir 15 metros de altura, é encontrada especialmente em Recife e também em alguns municípios do sul da Bahia. Outra característica marcante da cajazeira é que ela gosta de áreas quentes e úmidas.
Oiticica
A oiticica é típica do Nordeste semiárido e o seu nome científico é Licania Rigida. Os frutos dessa árvore nordestina podem ser utilizados para a extração de corantes naturais e também na produção de biodiesel.
Por ter as folhas bem verdinhas e as flores amarelas, a oiticica possui um enorme potencial decorativo.
Marmeleiro
Essa planta nordestina é encontrada em vários estados, mas a maior ocorrência de marmeleiros é em Alagoas e no Pernambuco. O nome científico dessa planta de pequeno porte é Caearia Canmbessedisia.
A folhagem do marmeleiro é amarela e serve, normalmente, para alimentar caprinos, ovinos e bovinos.