O Dois de Julho comemorava o fim de dezoito meses de conflitos entre baianos e portugueses em Salvador. Na madrugada de 2 de julho de 1823, as tropas lusas abandonaram Salvador por mar, deixando os patriotas esfarrapados ocuparem pacificamente acidade. Durante o ano e meio, entre fevereiro de 1822, quando os patriotas foram derrotados pelas tropas portuguesas durante três dias de lutas nas ruas dacidade, e julho de 1823, houve uma grande mobilização popular, contraste importante com os acontecimentos contemporâneos no Rio de Janeiro, onde Pedro I efetuou uma ruptura relativamente pacífica com Lisboa.
KRAAY, Hendrik. “Entre o Brasil e a Bahia: as comemorações dodois de julho em Salvador, século XIX”. In: Afro-Ásia. nº 23, 1999, p.48.
Todos os anos, no dia 2 de julho, os baianos comemoram a expulsão das tropas portuguesas do seu território,um dos capítulos da história da Independência do Brasil.Sobre esse evento e os seus desdobramentos na Bahia, é correto afirmar que
(A)com o desembarque da família real lusitana no Brasil, em 1808, ficou evidente a intenção da corte em pôr fim à dominação colonial, devido à influência das ideias iluministas que transformaram D. João VI em um déspota esclarecido.
(B)as lutas pela Independência do Brasil em terras baianas colocaram em oposição os portugueses, que se mantiveram em Salvador durante o conflito, e os brasileiros, que a partir do Recôncavo atacaram a capital com vistas a garantir a retirada das tropas comandadas por Madeira de Mello.
(C)não houve por parte de D. Pedro nenhum tipo de auxílio às regiões que permaneciam em luta com os portugueses, a exemplo da Bahia, Grão-Pará e Maranhão.
(D)a Revolução Liberal do Porto e a consequente convocação das Cortes portuguesas reacenderam as rivalidades entre portugueses e brasileiros que discordavam, especialmente, no que dizia respeito à forma que Portugal deveria se posicionar na política externa europeia após a derrota das tropas napoleônicas.
(E)as lutas no território baiano não empolgaram as camadas populares e a população escrava, pois estas rapidamente entenderam que a luta pela independência não alteraria sua condição de subalternidade.
Respostas
respondido por:
2
A)com o desembarque da família real lusitana no Brasil, em 1808, ficou evidente a intenção da corte em pôr fim à dominação colonial, devido à influência das ideias iluministas que transformaram D. João VI em um déspota esclarecido.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás