O serviço social no Brasil sofreu forte influência da fenomenologia, cuja corrente filosófica marca o processo de renovação da teorização e prática da profisssão, sendo assim, podemos AFIMAR, que: a. No período inicial do Serviço Social no Brasil, as características técnicas e operacionais são elaboradas a partir da incorporação de instrumentos próprios às tradicionais formas de assistência. b. A assimilação dos conceitos impressos nessa corrente filosófica são absorvidos pelo Serviço Social em resposta a metodologia obsoleta a qual já não mais atendia às necessidades do Serviço Social. c. A conceituação do Serviço Social, tendo como base os princípios metodológicos da fenomenologia é decorrente em parte das deficiências características das orientações da doutrina da ação social católica e, em outra parte, das mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas no Brasil. d. O Serviço Social, na perspectiva modernizadora, deu novo formato à intenção de ruptura com a sua herança conservadora. e. A fenomenologia como doutrina filosófica não é expressiva o bastante para impulsionar o processo de renovação da teorização e prática da profisssão, o qual se desenvolveu a partir do processo natural de evolução da profissão.
Respostas
Bom dia !
a. No período inicial do Serviço Social no Brasil, as características técnicas e operacionais são elaboradas a partir da incorporação de instrumentos próprios às tradicionais formas de assistência. Falsa, devemos lembrar que o Serviço Social desenvolve-se na década de 30, momento, de movimentações políticas no Brasil, e ele opera dentro desta perspectiva.
b. A assimilação dos conceitos impressos nessa corrente filosófica são absorvidos pelo Serviço Social em resposta a metodologia obsoleta a qual já não mais atendia às necessidades do Serviço Social. Falsa, por muito tempo, a metodologia conservadora conseguiu suprir a demanda da profissão mediante uma perspectiva de atendimento ao capitalismo
c. A conceituação do Serviço Social, tendo como base os princípios metodológicos da fenomenologia é decorrente em parte das deficiências características das orientações da doutrina da ação social católica e, em outra parte, das mudanças políticas, econômicas e sociais ocorridas no Brasil. Verdadeira, o Serviço Social passa a entender o que de fato o povop precisa e começa a desenvolver um trabalho a partir desta perspectiva em detrimento de ações retrógradas.
d. O Serviço Social, na perspectiva modernizadora, deu novo formato à intenção de ruptura com a sua herança conservadora. Falsa, por muito tempo o Serviço Social ainda demorou a romper com sua perspectiva conservadora.
e. A fenomenologia como doutrina filosófica não é expressiva o bastante para impulsionar o processo de renovação da teorização e prática da profisssão, o qual se desenvolveu a partir do processo natural de evolução da profissão. Falsa, o Serviço Social sofre bastante influência desta corrente filosófica.