Respostas
Consciência negra é respeitar uma etnia, uma raça que foi humilhada e escravizada por muito tempo.
Consciência negra é tratar o negro como ser humano e dando as mesmas oportunidades de estudo, de trabalho e de liderança que os brancos.
Consciência negra é perceber que mesmo com o preconceito e com a existência do racismo você consegue a eleição de um Presidente Negro, tal como aconteceu nos Estados Unidos.
Consciência negra é quando um policial pára uma pessoa na rua com respeito e pede a documentação com educação e não por ela ser negra.
Consciência negra é quando brancos e negros consigam se olhar sem qualquer tipo de preconceito, com amor e respeito.
Consciência negra é poder ter orgulho do seu cabelo crespo, da sua pele negra tanto quanto um cabelo liso ou uma pele branca.
Consciência negra é poder ser respeitado como pessoa, como ser humano e que se pode conseguir tudo o que o branco consegue.
Consciência negra é ter tudo isso, sem precisar de cotas.
Consciência negra é que os organizadores de concursos e as pessoas que estão à frente respeitem a raça negra, pois as cotas não são esmolas e nem tampouco meio de inclusão.
As cotas são uma forma do branco pedir desculpas pelas surras de chicote que o povo negro levou, pelas mulheres que foram estupradas porque eram escravas, pelos homens que foram mortos porque não conseguiam mais carregar o peso que obrigavam a carregar nas costas, pelas crianças negras que foram tiradas de suas mães para trabalhar na lavoura e nem tinham o direito de tomar o leite de suas mães; porque o leite de suas mães era para os filhos das mulheres brancas, para que elas ficassem com seus seios bonitinhos para seus maridos.
Consciência negra é tudo isso e mais um pouco, consciência negra é saber que o negro passou por tantas coisas aqui e na África.
Consciência negra é saber que não guardamos rancor, pois somos um povo cheio de amor e por isso nunca deixamos de cantar, de festejar e de sorrir e de que todos somos seres humanos acima de tudo.