Em uma conversa, dois amigos resolveram abrir uma empresa (delivery) no ramo alimentício e optaram pela gastronomia oriental. Após certo período, vendo a quantidade de entregas aumentando a cada semana, decidiram dar um passo a mais e investiram no aluguel de um ponto físico, bem localizado, para abrir um restaurante e, assim, poder receber seus clientes e servi-los ali mesmo. Mas, pensaram em fazer algo diferente e, após várias pesquisas, conheceram a proposta de sushi na esteira, sistema muito utilizado como um diferencial em outros restaurantes, inclusive, no Japão. Observaram que, nas proximidades do ponto selecionado, encontram-se vários restaurantes, inclusive que oferecem os mesmos produtos, porém, não oferecem o serviço de esteira. Embora o negócio seja inovador e não tenham concorrentes diretos, encontraram muitas dificuldades, por falta de planejamento.
Fonte: acervo pessoal do restaurante (imagem autorizada pelos sócios)
A partir deste caso, consideremos que você, futuro profissional de marketing, foi contratado para realizar uma consultoria na empresa dos sócios. Apesar da vontade de crescer e ser a principal escolha dos consumidores, necessitarão muito da sua ajuda. Desta forma, após alguns levantamentos, você se depara com algumas informações adicionais.
Antes de iniciar com o novo projeto, os sócios não elaboraram nenhum planejamento de Marketing, recursos humanos, nem tão pouco iniciaram um plano de negócios. Fizeram apenas um pequeno planejamento financeiro e pesquisaram alguns fornecedores e observaram o mercado, com o intuito de conhecer um pouco mais seus futuros concorrentes, porém, nada registrado oficialmente. Após estas tarefas, os sócios conseguiram identificar, no ambiente externo da empresa, algumas oportunidades e ameaças e, desta forma, investiram no grande diferencial (esteira), ainda não explorado pela concorrência. Após alguns meses de funcionamento, começaram a passar algumas dificuldades, principalmente financeiras que quase os levaram a encerrar as atividades.
Com base nestas informações, sua missão nesta atividade será:
1. Você deverá fazer uma análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) do restaurante. Essa análise deverá ser realizada com base nas informações descritas no case acima. Você poderá consultar a página 90 do livro da disciplina, onde encontrará um quadro com um exemplo de análise SWOT. Necessário informar no mínimo um (01) aspecto dos ambientes interno e externo para cada componente.
2. Com base nas informações de sua análise SWOT e com o objetivo de “tornar o restaurante a principal escolha para os consumidores de comida oriental”, você deverá definir pelo menos 03 (três) estratégias para que os empreendedores possam atingir seu objetivo.
Respostas
Olá!
1. Em relação à análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças) do restaurante, podemos considerar que:
Forças: delivery, sócios que percebem o mercado, possui esteiras.
Fraquezas: sócios inexperientes em administração, não fizeram planejamento, o ambiente interno não é cuidado como deveria.
Ameaças: restaurantes concorrentes já estruturados e que podem copiar a tecnologia.
Oportunidades: aproveitar o período da inovação para conquistar os clientes.
2. Para que o restaurante se torne a principal escolha para os consumidores de comida oriental é necessário fazer a adequação do capital humano, ou seja, cuidar de que os funcionários sejam capacitados e aptos no atendimento aos clientes. O ambiente deve ser aconchegante e convidativo. E os pratos que são oferecidos devem ser de extrema qualidade.
Espero ter ajudado, bons estudos!