• Matéria: História
  • Autor: RaissaMA
  • Perguntado 7 anos atrás

Resumo da historia do iraque

Respostas

respondido por: Storm367
4

Origem

A região onde se encontra atualmente o país Iraque coincide em grande parte com a antiga Mesopotâmia, localidade de onde vêm os primeiros registros históricos da escrita e da primeira civilização do mundo, a Suméria. Há cerca de cinco mil anos, a área entre os rios Tigre e Eufrates abrigou a primeira civilização conhecida, a qual deixou um imenso legado histórico para a humanidade. Os habitantes da região enfrentaram uma série de conflitos naquela época ocasionados por intensas disputas territoriais. A região entre os rios oferecia condições extremamente férteis para a vida, o que despertava o interesse de muitos grupos pelo local. Assim, seus habitantes originários tiveram que conviver com muitas invasões de diferentes povos, que dominaram o território e submeteram os indivíduos.

Otomano

O território iraquiano fez parte de um dos maiores impérios do mundo por quase quatro séculos, o Otomano. Entre 1638 e a Primeira Guerra Mundial, o atual Iraque só pode ser compreendido dentro deste contexto. Da mesma forma que o Iraque contemporâneo está profundamente ligado à fragmentação do Império Otomano. Ao longo dos séculos XVII, XVIII e XIX, os otomanos detiveram grande poder político e militar no mundo, com a capacidade de enfrentar qualquer outro império ou país existente.(no termino da 1 guerra mundial, o imperio otomano estava dividido em varios novos paises)


Século XX

Após graves conflitos e crises na região, o Iraque conseguiu estabelecer sua república em 1958. Com várias agitações internas e intensas disputas políticas envolvendo grupos com origens culturais diferenciadas, a república durou 21 anos e foi derrubada através de um golpe militar em 1979.Desde então, o Iraque convive com instabilidade política e social e ameaças de grupos terroristas. O confronto constante existente entre xiitas e sunitas impossibilita o desenvolvimento de relações amistosas no país.


RaissaMA: Muito obrigada :)
Perguntas similares