A cidade pode ser considerada uma das grandes obras da sociedade atual. É ainda inacabada, ou seja, passa por constantes processos de construção e desconstrução ao longo do tempo. Os agentes responsáveis por esta dinâmica das cidades são: os proprietários dos meios de produção, os proprietários fundiários, os promotores imobiliários, o Estado e os grupos sociais excluídos. Nesse sentido, pode ser considerado como um exemplo da atuação dos promotores imobiliários:
Alternativas
Alternativa 1:
O loteamento de áreas outrora rurais e agora incorporadas à área urbana, a partir de lotes destinados a imóveis urbanos.
Alternativa 2:
A especulação de grandes extensões de terras próximas às áreas urbanas, aguardando sua hipervalorização para só assim, vendê-las.
Alternativa 3:
A reivindicação junto ao poder público o acesso à habitação com a construção de mais imóveis residenciais e o controle sobre a especulação imobiliária.
Alternativa 4:
A organização da cidade por meio de leis e fiscalizações, de tal forma que torne o espaço urbano mais organizado e possibilite a qualidade de vida aos seus munícipes.
Alternativa 5:
A decisão na escolha de áreas para instalação de indústrias, de tal forma que seja próxima a bairros que abrigam a classe trabalhadora, mas que também seja próximo de ferrovias e rodovias, o que facilita o escoamento da produção.
Respostas
respondido por:
12
A alternativa correta é a 2.
A atuação dos promotores imobiliários funciona com base na especulação imobiliária, comprando partes de loteamentos e esperando sua valorização.
Isso cria diversos locais inabitados nas cidades, que possuem grande potencial para tanto, porém são subutilizados, por apenas esperarem o aumento do valor dessas terras para serem vendidas. Portanto, algumas delas não atendem sua função social.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás