Cruz e Sousa, a julgar pela própria experiência, considera a condição do artista negro como "emparedado".
A) Quais são as paredes que ele sente a sua volta?
B) Tendo em vista que o poeta viveu no período de circulação das teorias positivistas, evolucionistas e deterministas, o que significa ser emparedado pelas "Ciências e Críticas"
C) Considerando todas as partes que circundam o poeta, conclua: Por que ele se sente emparedado dentro do próprio sonho?
Respostas
respondido por:
5
a) Cruz e Sousa quando fala das paredes se refere a condição de ser negro numa sociedade e o quanto ele era impedido por causa de sua cor de ascender socialmente e divulgar sua arte.
b) Todas essas concepções tinham um parecer acerca da condição desigual do ser humano. O evolucionista acreditava na luta pela sobrevivência das espécies e que os mais fortes deveriam dominar os mais fracos. Muitos acreditavam que a cultura europeia era superior que as demais culturas deveriam ser dominadas.
c) Diante da condição social e do pensamento da época é possível entender como o autor, por ser uma pessoa instruída, sofria com tanta desigualdade e imposição. Ele sofre com a sua condição e com o pensamento das pessoas de sua época.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás