Respostas
Existem dois tipos de circulação, a pequena e a grande.
Pequena:
O sangue, pobre em oxigênio, entra no ventrículo direito e é bombeado para as artérias pulmonares dirigindo-se para os pulmões. Percorre as arteríolas pulmonares e capilares pulmonares, onde ocorre o processo de trocas gasosas que eliminam o gás carbônico e o tornam rico em oxigênio.
O sangue, rico em oxigênio, passa pelas vênulas pulmonares, para as veias pulmonares e retorna para o coração entrando no átrio esquerdo.
Grande circulação:
O sangue arterial é bombeado pela contração do ventrículo esquerdo para a artéria aorta. Ao bombear esse sangue ocorre a abertura de uma válvula presente na artéria aorta (semilunar), ao passar todo o volume do sangue que será distribuído nos órgãos e tecidos, ocorre o fechamento dessa válvula. Da aorta derivam numerosos ramos que levam o sangue às várias regiões do corpo onde o sangue realiza trocas de substâncias com os tecidos, necessárias à manutenção da homeostasia e também onde o oxigênio é consumido. Da parte recurvada da aorta, partem as artérias subclávias, que vão aos membros superiores, e as artérias carótidas, que levam o sangue à cabeça.