• Matéria: Filosofia
  • Autor: lirielsoares50
  • Perguntado 7 anos atrás

compare as noções de poder estabelecidos por max Weber e Michel foucault

Respostas

respondido por: elamambretti
1

Olá,

Poder é sempre o ato de dominar. Para a sociologia, poder é a habilidade de impor sua vontade, seja uma ideologia ou uma crença, aos outros. Para Max Weber, poder é dominação e está relacionada a oportunidade de encontrar uma pessoa pronta a obedecer a uma ordem de determinado conteúdo.

Divide então, em três formas de possível dominação: a legal, quando estamos subordinados às exigências de regras e normas, impostas por estatutos; a tradicional, onde a autoridade é dado por respeito e gera felicidade, seja patriarcal, seja do monarca, seja do patrão; e a carismática, que importa em devoção afetiva voluntária pelos dominados, e está presente nos profetas, nos heróis, e por seu caráter afetivo é pura e ao mesmo tempo instável.

Para Michel Foucault, o indivíduo é o centro da imposição de dominação, sendo esta circulante e instável. O poder então, não está na divisão entre os que possuem e detêm e entre aqueles que são submetidos, mas como  como algo que circula, que funciona em cadeia. Não está parado e estático, não é apropriado como uma riqueza ou um bem.

O poder funciona e se exerce em rede, é meio circulante de dominação. Submete então seu pensamento às relações de poder: como sujeições que fabricam o sujeito e como dependentes, onde se fortalecem e convergem, ou se negam e se anulam de forma divergente.



Perguntas similares