A metamorfose
Daniel Becker
“O primeiro grande salto para a vida é o nascimento.
O segundo é a adolescência.”
Eduardo Kalina
Então, um belo dia, a lagarta inicia a construção do seu casulo. Esse ser que vivia em contato íntimo com a natureza e a vida exterior, se fecha dentro de uma “casca”, dentro de si mesmo. E dá início à transformação que o levará a um outro ser, mais livre, mais bonito e dotado de asas que lhe permitirão voar.
Se a lagarta pensa e sente, também o seu pensamento e o seu sentimento se transformarão. Serão agora o pensar e o sentir de uma borboleta. Ela vai ter um outro corpo, outro astral, outro tipo de relação com o mundo.
E então, devagar e gradativamente, a criança inicia a construção do que será a sua adolescência, dentro e através da qual se transformará. Para isso ela muitas vezes precisa deixar de se relacionar tanto com o mundo que a cerca para se fechar um pouco em seu casulo, e se relacionar agora mais consigo mesma, com sua própria metamorfose.
E ela inicia a transformação que a levará a um ser adulto, mas cuja relação com a vida é diferente. E acrescida da capacidade de reprodução da própria vida, pois ela desenvolveu durante a transformação as asas necessárias para esse voo.
Esse ser vivo, obviamente dotado de pensamento e sentimento, terá também essas características profundamente afetadas pela metamorfose. Um ser que pensa e sente como criança pensará e sentirá de modo bem diverso, como adulto. Ele tem outro corpo, outro astral. Interage com o mundo de outra maneira, passa a receber exigências diferentes do ambiente que o cerca.
Mas como serão o corpo, o pensamento e o sentimento desse ser que está agora em transformação? Não o antes ou o depois, mas durante? O que acontece com esse adolescente no decorrer dessa viagem?
Muitas vezes ele será mais dinâmico, mutável, imprevisível. Pode ser também um tanto confuso: as partes do corpo de hoje não são mais as de ontem; as ideias já mudaram, as emoções não são as mesmas, o comportamento surpreende até a ele próprio.
Daniel Becker. O que é adolescência. 13. ed. São Paulo, Brasiliense, 1994. Col. “Primeiros Passos” n. 159.
Daniel Becker nasceu em 1958 no Rio de Janeiro. É médico, especializado em pediatria e medicina do adolescente.
Para desenvolver a analogia entre a metamorfose da lagarta e o desenvolvimento da criança, o autor criou um paralelismo entre os cinco primeiros parágrafos.
Paralelismo semântico: quando há uma relação de sentido entre as ideias presentes na frase ou no texto, isto é, essas ideias apresentam significados próximos ou que pertencem ao mesmo contexto.
Qual parágrafo do texto mantém um paralelismo com:
a) o início do primeiro parágrafo?
b) o final do primeiro parágrafo?
c) o segundo parágrafo?
Respostas
respondido por:
2
creio que a resposta seja b
amandabrcais:
tem que responder cada questão ;-;
respondido por:
10
Resposta:
a) O 3o parágrafo.
b) O 4o parágrafo.
c) O 5o parágrafo.
Explicação:
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás