Um texto científico com uma linguagem clara e objetiva facilita a comunicação. Por isso, a linguagem científica utiliza um vocabulário próprio da área do conhecimento a que se refere o texto e apresenta algumas particularidades. Uma delas é a clareza, que diz respeito:
Escolha uma:
a. Ao uso de uma linguagem rebuscada, com termos pertinentes à área do conhecimento científico.
b. Ao critério de exposição de ideias por meio de palavras ambíguas e de difícil compreensão.
c. A uma linguagem direta, simples e compreensível, de acordo com o gênero textual estabelecido pelo meio.
d. À busca incessante de termos técnicos para uso no texto, demonstrando que o autor domina, de forma aprofundada, o tema abordado.
e. Ao uso de uma linguagem singela, porém complexa e amplamente culta.
Respostas
A clareza de um texto científico consiste na exposição das ideias de forma clara e objetiva, utilizando uma linguagem simples e de fácil compreensão, de modo que não deixe o leitor confuso.
Por tudo isso, fica evidente que a alternativa C é a correta.
Os erros do outros itens:
a) A linguagem rebuscada é comum (e até útil) num texto literário, onde a estética tem grande importância para obtenção de efeitos de sentido.
b) Palavras ambíguas e de difícil compreensão não devem fazer parte de nenhum texto, a não ser em alguns textos literários como recurso linguístico.
d) Termo técnico acabam fazendo parte de qualquer texto científico, mas isso não está ligado à clareza, e sim ao gênero do texto.
e) Linguagem complexa e amplamente culta também não diz respeito à clareza do texto.