A oxitocina, hormônio da neuro-hipófise, é quimicamente, um polipeptídeo formado por oito aminoácidos, na seguinte sequencia:TIROSINA – PROLINA – ÁC. GLUTÂMICO – ÁC. ASPÁRTICO – CISTIDINA – LEUCINA – ISOLEUCINA
Pressupondo que os RNAt responsáveis pelo transporte dos aminoácidos até o ribossomo, a fim de possibilitar a síntese protéica, tenham a seguinte codificação:
Tirosina - UAC
Ácido aspártico – GAU
Prolina - CCU
Isoleucina – AUG
Glicina - GGU
Cistidina – UGC
Ácido glutâmico - GAG
Leucina – UUA
Qual a sequência de bases no DNA responsável pela síntese da oxitocina?
Respostas
Olá, tudo bem?
UGU-UAU-AUU-CAA-AAC-UGU-CCU-CUU-GGU
Consultando a tabela, é possível ver que há mais de uma sequência de bases nitrogenadas que podem codificar exatamente o mesmo aminoácido. E por que isso ocorre? Pelo simples fato de o código genético ser degenerado, fenômeno denominado degenerescência, que é exatamente essa propriedade de um aminoácido poder ser designado por mais de um códon. Isso fica óbvio quando pensamos em todas as possibilidades de códons a serem formados. Existem quatro tipos diferentes de bases nitrogenadas: adenina, citosina, timina e guanina, certo? Pela lei da matemática, o número de códons possíveis será dado por 4.4.4= 64. 64 que é exatamente o número de códons existentes para o código genético. Se todo aminoácido fosse determinado por apenas um tipo de códon, existiriam na natureza 64 aminoácidos. E hoje se sabe que existem 20 tipos de aminoácidos diferentes. Adivinhe o motivo. Isso se dá justamente pelo fato de fato de o código genético ser degenerado.
Espero ter te ajudado! :)