A partir da década de 70, os sindicatos começaram a pressionar as empresas visando assegurar maiores benefícios às pessoas, exigindo segurança e condições de trabalho especiais. O governo brasileiro começou a criar uma legislação social com favorecimento tributário para as empresas que oferecessem benefícios regularmente aos seus colaboradores visando suprir necessidades básicas que o governo não conseguia, sendo eles fortemente atrelados ao paternalismo. Com o tempo esses mesmos benefícios tornaram-se um diferencial competitivo favorável na atração e retenção de talentos humanos (SOUZA, 2005 apud CARDOSO, MANTOVANI 2018).
Quanto às origens históricas que impulsionaram os benefícios, analise as afirmações a seguir:
I. Quanto aos benefícios sociais, as pessoas passaram a ter novas atitudes.
II. Exigências dos contratos coletivos de trabalho e exigências dos sindicatos.
III. Melhoria nas relações dos funcionários com a organização e redução das causas de insatisfação.
IV. Na disputa de talentos humanos houve competição entre as organizações, seja para atraí-los ou mantê-los.
É correto o que se afirma em:
( ) I e III apenas
( ) II e III apenas
( ) I, II e IV apenas
( ) II, III e IV apenas
( ) I, II, III e IV apenas
Respostas
respondido por:
9
Alternativa 3: I II e IV apenas página 247 do livro.
respondido por:
3
Olá,
I. Verdadeiro. Ao longo do tempo, percebeu-se que em função dos benefícios sociais as pessoas passaram a ter nova atitudes.
II. Verdadeiro. Além disso, os benefícios começaram a surgir como grandes exigências dos contratos coletivos de trabalho e exigências dos sindicatos. Ou seja, eles queriam mais que apenas a remuneração.
III. Falso. Os benefícios são um diferencial competitivo, não são utilizados de maneira ampla por todas as organizações.
IV. Verdadeiro. Os benefícios são diferenciais das organizações em relação à competição, pois eles podem atrair e manter funcionários.
I, II e IV apenas.
Abraços!
Perguntas similares
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás