“[...] o governo de Vargas sempre se caracterizou pela exaltação ao nacionalismo. Porém, em um Brasil com apenas quatrocentos anos de história, cuja maior parte da população era composta de descendentes de escravos e pessoas marginalizadas, principalmente negros e mestiços, havia o problema da identidade nacional”.
Considerando o livro-base Teoria e Prática em Antropologia, sobre a consolidação de uma identidade nacional durante o governo de Getúlio Vargas, assinale a alternativa correta:
A
Tratou-se de um projeto político amplamente dissociado de movimentos artísticos e intelectuais.
B
Foi um projeto político em que determinados aspectos e manifestações nacionais tornaram-se amplamente valorizados.
C
Houve grande esforço em incorporar manifestações culturais de imigrantes, para valorizar o caráter pluriétnico do Brasil.
D
Não houve resistência das manifestações populares ao processo de domesticação, promovido pela política de Estado.
E
A eleição dos símbolos nacionais foi um movimento inteiramente popular e não teve correlação com políticas de Estado ou movimentos intelectuais.
Respostas
respondido por:
8
Olá,
B) Foi um projeto político em que determinados aspectos e manifestações nacionais tornaram-se amplamente valorizados.
O nacionalismo do governo de Getúlio Vargas, fez com que a população demonstrasse um amor maior pela nação e assim valorizassem com maior amplitude os símbolos nacionais que marcavam diversas características extremamente importantes para o meio.
Assim, os símbolos que representavam o Brasil e toda a sua soberania passaram a ter maior relevância para os brasileiros, e dessa maneira Vargas passa a ganhar um apoio mais constante e permanente dessa população.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás