um verbo bastante utilizado por eletricistas ao comentar o funcionamento dos disjuntores é desarma
Respostas
Olá!
Podemos compreender que os disjuntores são dispositivos eletromecânicos, que funcionam com a ação de um interruptor automático, que tem a importante função de proteger uma determinada instalação elétrica, contra a possível existência de danos causados por curto-circuitos e sobrecargas elétricas.
O "desarmar" deste disjuntor ocorre quando a corrente que passa pelo mesmo é muito elevada, e este então desarma para a sua proteção.
Como uma pessoa formada em eletrotécnica e que está cursando Letras responderia uma pergunta dessas?
O que significa 'disjuntor desarmado"? Bem, já que este é o fórum de Língua portuguesa, vamos olhar a formação da palavra. DISJUNTOR. O prefixo dis- significa separação; o sufixo -or é "quem faz"; "juntor" é "aquilo que junta"; disjuntor é aquilo que sapara o que ele mesmo junta!
Significa que a linha que vai, digamos, do chuveiro até o quadro central da sua casa não é uma linha direta. Ela é partida. E no lugar de seção, ela é unida novamente por um disjuntor. A função do disjuntor é "disjuntar", isto é, desfazer essa união. Por que ele faz isso? porque em caso de sobrecarga, ele desfaz a união e a sobrecarga não se espalha para os demais circuitos da casa.
Se o objetivo dele é separar o circuito, então a posição de circuito unido é transitória. Por isso utilizamos a catacrese "desarmar", pois quando o disjuntor está conectando as partes do circuito ele está "armado", quer dizer, seus componentes foram arranjados daquela forma. Essa conexão não é definitiva e, no momento apropriado, deve se desarmar por conta própria.
P.S - O material que faz a união do circuito é projetado para uma corrente x. Através de mecanismos térmicos ou magnéticos, sempre que a corrente ultrapassa o valor estimado, o material deforma e sai do lugar, interrompendo o circuito. Com o fim da sobrecarga, o material se recompõe. Aí você tem que ir na chavinha do disjuntor e reposicioná-la, para reposicionar as peças internas, colocando-as em contato de novo.