O processo de avaliação psicológica envolve planejamento adequado, e uma preocupação com o ambiente psicológico e físico. Disserte um texto explicando a importância do contexto na realização de uma avaliação psicológica e como esta variável é importante para que os resultados se aproximem da realizade do sujeito avaliado
Respostas
Antes de falar do contexto, é importante definir Avaliação Psicológica e diferencia-la de Testagem Psicológica.
A Avaliação Psicológica (AV) consiste em um processo dinâmico pelo qual são avaliados indivíduos, podendo ser feito o uso de diversos meios, como entrevistas, questionários, testes psicológicos e outros. Os principais objetivos da AV são fazer análises de candidatos para vagas de empregos e conhecer características específicas de algumas pessoas.
A Avaliação se distingue da Testagem pela abrangência, pois o último processo citado se limita à itens voltados a aplicação e interpretação de Testes Psicológicos (como o famigerado Rorschach). É importante denotar que sempre que houver Testagem, é necessária a Avaliação do sujeito além do que foi medido, pois existem n variáveis que perpassam alguns testes.
Sem mais delongas, vamos à resposta.
A importância do contexto na Avaliação Psicológica pode ser pensada sob um viés Comportamental. O comportamento (operante) se orienta a partir da relação que o indivíduo tem com as estimulações disponíveis, ou seja, o comportamento de um indivíduo pode se alterar (saindo de uma "normalidade") na presença de estímulos específicos. O planejamento e controle do ambiente físico e social é de suma importância para que se possa controlar as variáveis/estimulações que poderiam alterar o comportamento do indivíduo.
Para pensar em casos mais práticos, cito alguns exemplo de comportamentos que podem ser alterados a partir do ambiente físico. É importante destacar que a maioria dos Testes Psicológicos exigem um controle do ambiente físico para que se dê condições justas de um examinando ser analisado. Exemplos:
- Uma pessoa pode se comportar de maneiras diferentes em locais com e sem conforto. Lugares mais desconfortáveis podem deixar algumas pessoas mais inquietas do que realmente são.
- Luminosidade pode alterar a forma que as pessoas enxergam. Por exemplo, com muita ou pouca luz pode ser possível não ver com clarezas algumas imagens do Rorschach. Nesse caso, não compreender pode não ser problemas de visão, percepção ou memória.
- Excesso de pressão pode gerar uma grande quantidade de comportamentos de esquiva, que não necessariamente vai dizer dos métodos do sujeito avaliado.
- A forma de relacionar com o outro pode interferir no seu padrão de respostas. Por exemplo, uma pessoa tratada o tempo todo de maneira empática tende a responder de maneira semelhante - e o mesmo acontece na ausência de empatia no tratamento.
Em todos os casos supramencionados, a relação com o externo ao indivíduo se demonstrou uma importante variável para a alteração do comportamento de um indivíduo - fazendo com que saia de seu normal, de sua realidade. Controlando as variáveis supramencionadas, e várias outras, é possível conhecer mais do mundo comum do avaliando (que é o desejável de uma AV).
Em resumo objetivo, o contexto é de suma importância pela alteração de comportamentos por oferecer variáveis que podem levar a operações distintas do padrão de normalidade - pela ausência de estimulações comuns.