Observe as duas proposições abaixo.
Proposição 1: A fotografia de natureza tende a centrar a sua atenção na captação de aspectos objetivos, mais que outros tipos de fotografia.
Proposição 2: O estilo de um paisagista é justamente o registro de aspectos da natureza sobre os quais o artista se concentra e que permitem direcionar a atenção para determinados aspectos.
Sobre essas duas afirmações, podemos dizer que:
a.
A Proposição 1 é Falsa e a Proposição 2 é Verdadeira.
b.
A Proposição 2 é uma justificativa da primeira.
c.
A Proposição 1 é Verdadeira e a Proposição 2 é Falsa.
d.
As Proposições 1 e 2 são Falsas.
e.
A Proposição 1 é Verdadeira e a Proposição 2 é um complemento da primeira.
Respostas
Resposta:
A Proposição 1 é Falsa e a Proposição 2 é Verdadeira.
Explicação:
Uma das grandes contribuições do movimento pictorialista foi reivindicar o mérito artístico ao campo da fotografia e, neste sentido, o efeito promovido pela imagem flou acabou traduzindo a aparência da natureza e dos objetos como pinturas. A concepção da fotografia dos pictorialistas, em favor da subjetividade do fotógrafo e contraria à objetividade da óptica, permitiu também a aproximação entre a temática da natureza e a representação fotográfica.
Através de um conjunto de pinturas, entendemos que ao enfatizar alguns elementos da natureza e omitir outros, a ênfase de Corot estava em transmitir a sensação atmosférica do lugar. E o que entendemos por estilo de um paisagista é justamente o registro de aspectos da natureza sobre os quais o artista se concentra e que permitem direcionar a atenção para determinados aspectos.