• Matéria: Sociologia
  • Autor: priscilamatos198991
  • Perguntado 7 anos atrás

1. A Constituição de 1988 em seu artigo 5°, I, declara: a) Dignidade da sociedade; b) a universalidade da seguridade social, a garantia ao direito à saúde c) homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações; d) diferença de salários, de exercício de funções e de critério de admissão por motivo de sexo, idade, cor ou estado civil.

2. Os homens passaram a se posicionar como atores sociais, respeitando o direito à diferença – a luta pela participação na sociedade, civil e política, aliou-se a um respeito pelas identidades e desejo de manutenção dos valores culturais. Assinale a resposta correta segundo essa afirmativa: a) “A concepção de cidadania que resulta deste cenário busca corrigir diferenças instituídas, destacando o valor da igualdade. A solidariedade volta a ser amálgama mobilizador dos grupos sociais; b) buscando-se construir apenas mudanças pontuais, num processo que valorizava a nova cultura política emergente; c) e um processo que não contribuiu o aumento do desemprego e da violência em todos os espaços da vida social. d) Nesse viés, também se questiona somente a virtude da globalização, enquanto um processo derivado de fatos objetivos, indiferentes às decisões humanas.

3. Ao estabelecer tal obrigatoriedade, a Lei 10.639 buscou o cumprimento dos preceitos legais como o do artigo 3º e 5º da Constituição Federal que determinam: a) Promover o bem de todos, sem preconceitos de origem, raça, sexo, cor, idade e quaisquer outras formas de discriminação; b) Obriga aos professores fazer abordagens impositivas, sempre na perspectiva de contribuir para que o aluno negro-descendente mire-se positivamente, quer pela valorização da história de seu povo. c) Destaca apenas aspectos de divulgação e produção de conhecimentos, assim como atitudes, posturas e valores que preparem os cidadãos para uma vida de fraternidade; d) Um novo olhar para os problemas culturais é sem dúvida motivo de esperança.

4. De que forma a violência foi aliada, intrínseca ao sistema: a) Pela violência o escravo se mantinha obediente, submisso e produtivo; b) pelo questionamento de sua submissão e condição humana c) pela luta pela globalização, enquanto um processo derivado de fatos objetivos, indiferentes às decisões humanas; d) pela luta para sanar com o racismo e preconceito.

5. No Projeto de Lei que instituirá o Estatuto da Igualdade Racial. Destacam- se, assim, para Piovesan (2005), três vertentes no que tange à concepção da igualdade: Dessa forma, qual assertiva faz parte se inclui nessa vertente: a) igualdade material, correspondente ao ideal de justiça social e distributiva (igualdade orientada pelo critério socioeconômico); b) surge também como direito fundamental o direito à diferença, c) devem ser vistos nas especificidades e peculiaridades de sua condição social. d) acesso desigual à educação, às riquezas, aos bens e aos serviços acumulados pelo Estado brasileiro.

6. Na concepção de (NOGUEIRA, 2004: 86), As Relações entre Sociedade Civil e Estada, ampliou as discussões sobre o papel estatal, sua estrutura e as políticas sociais. Segundo essa afirmativa, assinale a alternativa correta: a) A não abrangência do projeto democrático sugere um dos seus principais problemas – como encontrar as condições de sua realização; b) Cogitou-se até mesmo a possibilidade de substituição do Estado pela sociedade civil, pensada enquanto “potência reformadora”, o que “ganhou densidade teórica e converteu-se num dos mais decisivos campos políticos e intelectuais da modernidade; c) a rejeição da necessidade de politização e “libertação” da sociedade civil, por outro, com a descrença em relação à política, há a emergência de uma hipotética natureza virtuosa dessa sociedade, conforme já referido; d) a participação social é base constitutiva da democracia, enquanto expressão da soberania popular.

Respostas

respondido por: tawanycosta10santos
4
Não entendi explica melhor
Perguntas similares