• Matéria: Filosofia
  • Autor: mateuspereirab32
  • Perguntado 7 anos atrás

Crie um texto diferenciando a teoria de Sócrates e o método dos sorfistas de ensino

Respostas

respondido por: deborahassuncao353
1

O método socrático é uma técnica de investigação filosófica feita em diálogo, que consiste em o professor conduzir o aluno a um processo de reflexão e descoberta dos próprios valores. Para isso o professor faz uso de perguntas simples e quase ingênuas que têm por objetivo, em primeiro lugar, revelar as contradições presentes na atual forma de pensar do aluno, normalmente baseadas em valores e preconceitos da sociedade, e auxiliá-lo assim a redefinir tais valores, aprendendo a pensar por si mesmo.

Conforme é sabido, Sócrates não deixou nenhum escrito, porém seus discípulos encarregaram-se de transmitir à posteridade suas ideias e propostas epistemológicas e filosóficas. Sócrates valia-se de dois métodos famosos, que o fizeram trazer grandes reflexões para os seus interpelados e discípulos. Aqui pretendemos apresentar estes dois métodos e suas características.

O primeiro método famoso em todo pensamento socrático é a Ironia. Não se deve aqui, assumir o sentido desse termo conforme a nossa língua corrente, ou seja, como zombaria, sarcasmo ou sátira. Mas, antes, como o sentido original da palavra grega, isto é, como questionamento que traz uma refutação em busca do conhecimento e da percepção da ignorância:

A refutação (elénchos) consistia, em certo sentido, a pars destruens do método, ou seja, o método socrático levava o interlocutor a reconhecer sua própria ignorância. Primeiro ele forçava uma definição do assunto sobre o qual a investigação versava; depois, escavava de vários modos a definição fornecida, explicitava e destacava as carências e contradições que implicava; então exortava o interlocutor a tentar nova definição, criticando-a e refutando-a com o mesmo procedimento; até o momento em que o interlocutor se declarava ignorante. (REALE, 2007, p.102)

Portanto, não se deve considerar Sócrates e os sofistas longes e/ou totalmente contrários, mas antes ter atenção para seus devidos estilos de pensamento e de Paideia – sabendo perceber os pontos de encontro/desencontro que um tomou do outro. Além disso, esta reflexão poderá nos ajudar a superar os preconceitos investidos sobre os sofistas, que muitas vezes Platão e outros discípulos de Sócrates/Platão passaram ao pensamento e história posterior.

Perguntas similares