o segundo governo Vargas caracterizou-se por forte orientação nacionalista. uma ação que teve como eixo a imposição do monopólio estatal sobre a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional. essa ação foi
a) aliança feita com governo comunista soviético.
b) a criação do petróleo brasileiro S.A ., a Petrobras, mediante a lei n,2.004, aprovada aprovada pelo congresso em 3 de outubro de 1953.
c) a extinção dos partidos políticos, concentrando o poder na presidência.
d) a abertura para exploração do petróleo por empresas norte-americanas.
Respostas
Resposta:
1-b 2-c
Explicação:
fiz no classrom e esta certo
Resposta:
O segundo Governo Vargas (1951-1954) caracterizou-se por forte orientação nacionalista. Entre as iniciativas que marcaram esse período, destaca-se a criação da Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras, mediante a Lei n. 2.004, aprovada pelo Congresso em 3 de outubro de 1953. É CORRETO afirmar que essa Lei:
b) teve como base tornar monopólio estatal a produção de petróleo, considerado condição necessária para a soberania nacional.
Explicação: A campanha “O petróleo é nosso” defendia que o governo brasileiro deveria explorar o petróleo nacional. Deu origem às discussões que se transformaram na lei 2.004, que foi aprovada em outubro de 1953, pelo Congresso, criando a Petróleo Brasileiro S.A., a Petrobras. Empresa com controle estatal, com o monopólio da exploração do petróleo nacional.
(texto)
2. O segundo Governo de Getúlio Vargas (1951-1954) foi marcado por uma política que também está expressa na Carta Testamento de Vargas. Que política é essa?
c) Nacionalismo, estatismo e desenvolvimentismo. Valorização da indústria nacional, a partir da indústria de base, como o caso da Petrobras e do BNDE.
Explicação: Ao vencer a eleição de 1950, Getúlio Vargas retomou o projeto nacionalista, intervencionista e desenvolvimentista. O governo passava a ter ações na economia. O BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico) foi criado em 1952 para oferecer crédito para projetos de portos, ferrovias e setor elétrico. A Petrobras deveria controlar o petróleo, necessário para o desenvolvimento industrial.