A Lei de Hess permite calcular a .............. da entalpia, que é a quantidade de ................ presente nas substâncias após sofrerem ................químicas. Isso porque não é possível medir a .............. em si, mas sim a sua variação. A variação da entalpia pode ser calculada subtraindo a entalpia ............ da entalpia ............. Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. *
A- variação, energia, reações, entalpia, final, inicial.
B- variação, reações, energia, entalpia, final,iniciall.
C- variação, energia, reações, entalpia, inicial, final.
D- variação, calor, reações, entalpia, final, inicial.
Respostas
Assim, não dá pra calcular a entalpia, então os químicos estabelecem um fim e um começo e calculam a diferença de entalpia entre esses dois momentos numa reação química, para ter uma noção de quanta energia tem ali. Como é uma variação (Δ), é preciso subtrair o que tem no final pelo que havia no início.
No gráfico que coloquei aqui embaixo (do site Brasil Escola), o ΔH seria entalpia em B menos a entalpia em A:
ΔH = 100-200 = -100 Kcal
Reescrevendo o texto, fica:
A Lei de Hess permite calcular a VARIAÇÃO da entalpia, que é a quantidade de ENERGIA presente nas substâncias após sofrerem REAÇÕES químicas. Isso porque não é possível medir a ENTALPIA em si, mas sim a sua variação. A variação da entalpia pode ser calculada subtraindo a entalpia FINAL da entalpia INICIAL.
Dá uma olhada nessa página se ainda tiver dúvidas sobre entalpia:
https://www.manualdaquimica.com/fisico-quimica/entalpia.htm