• Matéria: História
  • Autor: FabioRJ2017
  • Perguntado 7 anos atrás

Ao se observar as produções em línguas orais e de sinais, no nosso caso particular, entre a Língua Portuguesa e a Libras, percebe-se uma série de semelhanças. A respeito delas, analise as afirmativas abaixo:

​I. Evolução e renovação: as línguas orais não modificam-se, seguindo sempre a mesma regra ortográfica e gramatical.
II. Arbitrariedade: as línguas orais são maioritariamente arbitrárias, não se depreende a palavra simplesmente pela sua representatividade.
III. Comunidade: as línguas orais têm uma comunidade que as adquirem, como língua materna. Todas as línguas de sinais possuem estas mesmas características.
IV. Dupla articulação: tanto as línguas orais possuem um número finito de unidades (fonemas para as primeiras e quiremas para as segundas) que não possuem significado quando consideradas isoladamente.

É correto o que se afirma em:

Alternativa 1: I, apenas.
Alternativa 2: I e III, apenas.
Alternativa 3: I, II e III, apenas.
Alternativa 4: II, III e IV, apenas.
Alternativa 5: I, II, III e IV.

Marquei como correta a Alternativa 4: II, III e IV, apenas.

Respostas

respondido por: elamambretti
2

Olá,

I. Incorreto. Línguas orais são dinâmicas e se modificam com as transformações sociais. Passam por evolução e renovação, tanto no significado quanto às regras ortográficas e gramaticais.

II. Correto. São arbitrárias pois necessitam do conhecimento do significado.

III. Correto. Línguas orais e de sinais, desenvolvem-se em torno da comunidade em que têm origem, seja a família, a comunidade, as escolas ou qualquer tipo de associação social.

IV. Correto. Línguas orais e de sinais, possuem número restrito de unidades, seja de som, os fonemas para a língua oral, seja de gestos, quiremas, na língua de sinais.

É correto o que se afirma em: Alternativa 4: II, III e IV, apenas.

Perguntas similares