“O que acontece conosco é que, se o que aprendemos não tem sentido, se não tem sentido, se não tem alguma necessidade, não ‘apreendemos’. Alguma coisa ou pessoa é significativa quando deixa de ser indiferente. Esquecemos o que aprendemos sem sentido, o que não pode ser usado. Guardar coisa inútil é burrice” (Moacir Gadotti, do livro “Boniteza de um sonho”, São Paulo: Ed. Instituto Paulo Freire, 2011).
As questões acima descritas pelo autor, que destacam uma tendência pedagógica amparada na memorização e no desenvolvimento de conhecimentos sem sentido são características da:
Escola Tradicional
Escola Nova
Escola Libertária
Pedagogia Histórico-Crítica
Escola Libertadora
Respostas
respondido por:
11
Se baseia na escola tradicional. Mas convém lembrar que ha aspectos da escola tradicional que são importantes como por exemplo a memorização da tabuada. Precisamos memorizar várias coisas para que o que memorizamos vá para a memoria de longo prazo dando espaço para nosso cérebro aprender novas coisas.
Contudo escola tradicional abordagem é transmissão-assimilação, com metodologia que dá enfase á transmissão de conteúdo, tendo como questão central o aprender o conteúdo, sendo o centro do processo, o professor.
Hoje o centro do processo deve ser o aluno e o professor a peça chave na mediação da aprendizagem.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás