ROPOSTA DE ATIVIDADES:Objetivo: apresentar/explicar/discutir/revisar expressões e principais erros da língua portuguesa em uso, com base nas normas cultas. Atividade 1 – Discuta a assertiva abaixo: Não há dúvida de que a organização de uma Gramática Normativa a partir da observação dos usos linguísticos reais evitaria todas as polêmicas dessa natureza e ofereceria aos professores de língua portuguesa uma codificação atual dos usos linguísticos a ser difundida em nosso ensino. A assimilação de várias contribuições que os estudos linguísticos vêm dando nas últimas décadas, a atenção à realidade linguística dos textos literários, jornalísticos e acadêmicos, a leitura de pesquisas (poucas, na verdade) acerca de fatos gramaticais, a consulta a gramáticos mais atentos aos usos atuais dariam, no entanto, ao professor condições ótimas para se movimentar nesta área, bem como ao estudante da língua.
Respostas
respondido por:
1
Olá!
Atualmente possuímos uma gramática baseada na língua portuguesa de Portugal. Nossas gramaticas, em sua maioria, apresentam padrões típicos de Portugal. Que não representam mais o uso no Brasil.
Um exemplo é a Mesóclise.
Na mesóclise o pronome considerado átono, colocado ao meio da forma verbal, flexionada no modo indicativo, do tempo.
Futuro do presente: "Assim que oportuno, contar-lhe-ei detalhes da cerimônia."
A mesóclise não é usada na fala por nenhum grupo social (quando usada, é por grupos poucos significativos no contexto de número de falantes). As pessoas procuram utilizar uma produção que não valeria essa reprodução.
Espero ter ajudado.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás