• Matéria: História
  • Autor: thalysonk123
  • Perguntado 7 anos atrás

Relacione as invasões holandesas ao Brasil colonial com os acontecimentos europeus da época

Respostas

respondido por: edilsonpereiradileis
9
As invasões holandesas consistiram no maior conflito político-militar do período da Colonização do Brasil, tendo ocorrido de 1624 a 1637. Em 1637, os holandeses conseguiram estabelecer-se no nordeste brasileiro, tendo como governador o príncipe Maurício de Nassau. Tais invasões ocorreram na fase da chamada União Ibérica, iniciada em 1580 pelo rei Felipe II, da Espanha. Essa união foi promovida após a morte do jovem rei Dom Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578.
Antes de Portugal unir-se à Espanha, a relação comercial que os portugueses mantinham com os holandeses era amistosa e sem grandes confrontos. Com a União Ibérica, a Espanha, que, como nação católica, era uma ferrenha opositora política do protestantismo holandês, passou a determinar o modo como os portugueses passariam a gerir seus engenhos de açúcar e a comercializar esse produto. Entretanto, antes, o refinamento e a distribuição do açúcar português produzido no Brasil eram feitos pela Holanda.

thalysonk123: Vlw mano
edilsonpereiradileis: sempre mano
respondido por: thaynarareducinobett
2

Resposta:As invasões holandesas consistiram no maior conflito político-militar do período da Colonização do Brasil, tendo ocorrido de 1624 a 1637. Em 1637, os holandeses conseguiram estabelecer-se no nordeste brasileiro, tendo como governador o príncipe Maurício de Nassau. Tais invasões ocorreram na fase da chamada União Ibérica, iniciada em 1580 pelo rei Felipe II, da Espanha. Essa união foi promovida após a morte do jovem rei Dom Sebastião na Batalha de Alcácer-Quibir em 1578.

Antes de Portugal unir-se à Espanha, a relação comercial que os portugueses mantinham com os holandeses era amistosa e sem grandes confrontos. Com a União Ibérica, a Espanha, que, como nação católica, era uma ferrenha opositora política do protestantismo holandês, passou a determinar o modo como os portugueses passariam a gerir seus engenhos de açúcar e a comercializar esse produto. Entretanto, antes, o refinamento e a distribuição do açúcar português produzido no Brasil eram feitos pela Holanda

Essa a minha resposta

Perguntas similares