Qual é a relação entre as invasões napoleônicas na Europa e a independência do Brasil?
Me ajude pfv...
Respostas
Naquela época, franceses e ingleses eram concorrentes na venda de produtos manufaturados (roupas, calçados, tecidos, etc.) e buscavam mercados consumidores (compradores). A concorrência levou a guerra. Napoleão resolveu proibir o comércio com a Inglaterra, nenhum produto inglês poderia ser comercializado na Europa. Foi o chamado Bloqueio Continental.
Para tentar proibir o comércio na Europa, Napoleão começou um grande processo de invasão por toda a Europa, visto que seu exército era fortíssimo. E ele conseguiu invadir Portugal.
Essa invasão em Portugal fez com que, no dia 22 de janeiro de 1808 Príncipe regente português, dom João VI, futuro rei de Portugal veio para o Brasil fugindo de Napoleão Bonaparte.
Muitas mudanças ocorreram com a chegada da corte ao Brasil. A primeira foi a mudança da Capital, de Salvador para o Rio de Janeiro. Outra foi a própria situação de Colônia. Em 1815 o Brasil passa a fazer parte do Reino Unido de Portugal, não sendo mais uma colônia destinada somente a dar lucro aos comerciantes portugueses.
Outra mudança importante, imposta pelos ingleses, foi o fim do monopólio comercial e a Abertura dos Portos às nações amigas (Inglaterra). Isso significou que os comerciantes brasileiros poderiam comercializar com quem quisessem, não mais somente com os portugueses. Era o fim do período colonial e da submissão do Brasil aos interesses português.
Para organizar a nação, foi necessário uma Constituição. Em 3 de maio de 1823, os aristocratas rurais formaram uma Assembléia Constituinte para defender seus interesses e limitar o poder do Imperador. Dom Pedro I não gostou da idéia e resolveu dissolver a Assembléia.
O imperador resolveu então fazer sua própria Constituição, uma Constituição outorgada, em 1824. O governo instituído foi a Monarquia, com cargo hereditário. O poder dividiu-se em: Moderador, exercido pelo imperador, com poderes executivos; Executivo, com poderes de mandar executar leis e administração sobre o país, exercido pelos ministros e presidentes de província: o Legislativo, com poderes de elaborar leis, exercido por deputados e senadores vitalícios: e o judiciário, juízes julgando conforme as leis.