. (Uema 2015) A ação da Prússia na condução do processo de unificação da Alemanha foi eficaz e, conforme pode ser observado na legenda do mapa ao lado, cronologicamente rápida. A anexação dos territórios que pertenciam à Dinamarca, ao Império Austro-húngaro e à França, todavia, só foi viabilizada por meio de intensos conflitos militares que, embora tenham ocorrido no século XIX, foram de fundamental importância para a definição das alianças que se enfrentaram na I Guerra Mundial (1914-1918). Com base no mapa da Unificação Alemã, explique o conflito territorial envolvendo França e Alemanha, presente na Guerra Franco-Prussiana e na I Guerra Mundial.
Respostas
respondido por:
41
No momento da guerra Franco-Prussiana a Alemanha, enquanto Estado unificado, não existia, sendo ainda uma coleção de reinos relativamente independentes que haviam entrado em uma aliança com a Prússia. Para a super militarizada Prússia, conquistar os territórios da Alsácia-Lorena e dos Sudetos da França era uma questão de sobrevivência econômica: as regiões eram ricas em carvão e impulsionariam a indústria alemã.
Assim, para ajudar a "fundar" a Alemanha, este, e outros conflitos territoriais, locais ou internacionais, foram incentivados pelas autoridades prussianas.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás