Em 1808, a corte portuguesa chegou ao Brasil revogando a proibição de instalação de fábricas, decretada por D. Maia I de Portugal, e abriu os portos para as “nações amigas”, marcando o fim do exclusivo metropolitano, base do domínio português sobre a colônia. Sobre as consequências desse fato, avalie as asserções a seguir: I. Em 1810, Portugal e Inglaterra assinaram o Tratado de Comércio e Navegação, de modo que o comércio e a navegação dos portugueses foram praticamente excluídos do Brasil. II. Com o tratado, os industriais ingleses tiveram acesso ao produto algodão de forma direta e instalaram a sua principal indústria têxtil na cidade do Rio de Janeiro. III. O acesso direto ao algodão por parte dos ingleses gerou conflitos entre os comerciantes que se mantiveram em Portugal e a Corte no Brasil. IV. Com a queda de Napoleão, em 1809, os comerciantes portugueses exigiram o restabelecimento do monopólio comercial entre Portugal e Brasil.
Respostas
I - V
II - X
III = V
IV - V
Resposta correta é a alternativa 4 - I, III e IV
Resposta:
Resposta correta é a 4, página 32 à partir do 2º parágrafo do livro Formação Econômica do Brasil
Explicação:
I. Correto: Segundo Bocchi (2003), em 1810, Portugal e Inglaterra assinaram o Tratado de Comércio e Navegação, de modo que o comércio e a navegação portugueses foram praticamente excluídos do Brasil.
II. Errada: Com o tratado de 1810, os industriais ingleses tiveram acesso ao produto de forma direta, em especial no Maranhão. Mas não instalaram a sua principal indústria têxtil na cidade do Rio de Janeiro.
III. Correto: Sem passar pelos intermediários no porto de Portugal, o que gerou conflitos entre os comerciantes que se mantiveram em Portugal e a Corte, no Brasil.
IV. Correto: Com a queda de Napoleão, em 1809, os comerciantes portugueses exigiram o restabelecimento do monopólio comercial entre Portugal e Brasil.