Respostas
Os sintomas da pressão alta geralmente só aparecem quando a pressão está muito elevada. Durante uma crise de hipertensão arterial, a pessoa pode sentir:
Dor no peito;
Dor de cabeça ou na nuca;
Tonturas;
Zumbido no ouvido;
Fraqueza;
Visão embaçada ou pontinhos brilhantes na visão;
Sangramento nasal.
O sintoma mais comum e específico da pressão alta é a dor de cabeça sentida na nuca. A dor geralmente é latejante ou pulsátil, começa nas primeiras horas da manhã e vai desaparecendo ao longo do dia.
É importante lembrar que, na maioria dos casos, a hipertensão arterial não manifesta sintomas. A doença vai se desenvolvendo aos poucos, o organismo vai se habituando à pressão alta e não emite sinais de alerta.
Por isso, grande parte dos pacientes hipertensos não sente absolutamente nada. Somente quando a hipertensão é crônica é que ela irá causar sintomas nos picos de pressão alta, que são as crises.
Quais os sintomas da pressão alta de evolução acelerada (hipertensão maligna)?
Em geral, a pressão arterial está muito elevada e as crises agudas podem durar minutos ou horas. Nesses casos, o paciente apresentar:
Sonolência;
Confusão mental;
Distúrbio visual;
Náusea e vômito;
Dor de cabeça;
Ansiedade;
Palpitação;
Suor frio;
Palidez;
Tremor nas mãos;
Dor no peito. A pressão alta provoca alterações nos vasos sanguíneos e no músculo do coração, podendo causar acidente vascular cerebral (AVC), infarto, morte súbita, insuficiência renal e cardíaca, entre outras complicações.
O controle da hipertensão arterial é fundamental para prevenir tais complicações. O tratamento da pressão alta e o acompanhamento do paciente deve ser feito pelo médico cardiologista.