Apesar de os cientistas nao conhecem de forma direta o interior da Terra, eles propuseram um modelo que representa sua estrutura interna.em quais fatos ou
elementos eles se basearam?
Respostas
Olá!
Para propor o atual modelo de representação da estrutura interna do Planeta Terra, os cientistas e estudiosos utilizam a observação de propagações de ondas sísmicas que ocorrem nas camadas inferiores, captadas através de um equipamento chamado "sismógrafo".
Através da análise dos eventos naturais, sabe-se atualmente que o Planeta está em dinâmica constante e que nas camadas mais internas o material de que são compostas é mais denso.
Então através dessa forma indireta (ondas sísmicas), existem duas classificações: as ondas P (primárias) e as ondas S (secundárias). Um exemplo da aplicação é que as do segundo tipo, não se propagam no núcleo externo, o que evidencia que ele é líquido.
A análise dos tipos de rocha presentes na superfície também ajuda, verificar se são intrusivas ou extrusivas, sendo que as intrusivas (que se formaram dentro do solo) revelam muito sobre o interior também.
Dentre as áreas científicas que trazem evidências a respeito da estrutura interna temos: o campo magnético terrestre, sismologia, geotermia e o paleomagnetismo.