A avaliação da aprendizagem na concepção formativa requer atuação do professor e do aluno ao longo do processo, cabendo ao primeiro a reorganização das estratégias de ensino e ao segundo o olhar para a própria aprendizagem. Além disso, ela precisa ser efetivada a partir da diversificação dos instrumentos avaliativos.
Mas, sabemos que nem sempre a avaliação da aprendizagem se consolida nesta concepção. Um dos aspectos limitadores enfrentados pelos docentes, pode estar relacionado aos tempos, ao currículo e a rotina escolar. Pense a respeito desta situação e pondere se frente ao crescente sucateamento da educação pública, o professor é o único responsável pela não efetivação dos processos relacionados a avaliação formativa?
A partir da leitura do texto “Avaliação: instrumento de desenvolvimento pedagógico” (SANTOS, 2011) responda às seguintes questões:
1.Quais são suas lembranças sobre a forma como você foi avaliado ao longo da carreira de aluno?
2. Qual visão de avaliação da aprendizagem você passa a ter após a leitura do texto?
Respostas
respondido por:
5
Bom dia!
a) De acordo com o texto, observa-se que a avaliação formativa ainda encontra-se bastante incerta no contexto educacional, principalmente por meio de minhas experiências como aluno.
b) A partir do texto, observa-se que a avaliação formativa depende diretamente de um modelo construtivista da educação, uma vez que representará o feedback para ambas as partes, após o ensino ter sido direcionado para uma aprendizagem cada vez mais qualificada dos alunos.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás