• Matéria: Espanhol
  • Autor: yasmimcampos06
  • Perguntado 7 anos atrás

Três ditados populares de Porto Rico, México e Costa rica.

Respostas

respondido por: rafinha290806
0

A buenas horas mangas verdes

usa-se para dizer que é tarde demais para fazer algo ou já não importa mais que seja feito.



Por exemplo. Um filho estudando para uma prova da escola que acontecerá no amanhã, sua mãe pergunta ¿Cómo llevas el examen de mañana?, e o filho responde Voy a empezar a estudiar ahora. Obviamente em cima da hora, e a mãe responde A buenas horas mangas verdes para dizer que já é tarde demais para começar a estudar.



A expressão tem origem provável no fim do século XV, quando os Reis Católicos formaram um exército para atender qualquer tipo de emergência. Eles vestiam uma roupa da qual sua manga era de cor verde, daí o manga verde.




De tal palo tal astilla

A expressão é utilizada para falar das semelhanças entre pais e filhos, seja visualmente ou nos hábitos.



O “palo” é um pedaço de madeira, como um toco de lenha, enquanto a “astilla” é uma lasca desta madeira. Logo, esta metáfora diz que a lasca (o filho ou filha) se parece muito com a tora (o pai ou a mãe).




A falta de pan buenas son tortas


Quando alguém precisa de conformar com algo de menor valor ou menos atrativo do que o que se queria, se diz a falta de pan buenas son tortas.



Tortas são uma espécie de pão seco que dura muitos dias, mais barato e menos saboroso que o pão comum. A expressão nasceu de situações cotidianas em padarias que, quando se chega tarde para comprar o pão tradicional, tem-se que se contentar com as tortas.

Perguntas similares