• Matéria: Artes
  • Autor: thomaz98
  • Perguntado 7 anos atrás

a dança contemporânea é uma explosão de movimentos e criações. quais são esses movimentos e criações?

Respostas

respondido por: jefersonlisboap6vm84
12

A dança contemporânea surgiu na década de 1960, como uma forma de protesto ou rompimento com a cultura clássica. Depois de um período de intensas inovações e experimentações, que muitas vezes beiravam a total desconstrução da arte, finalmente - na década de 1980 - a dança contemporânea começou a se definir, desenvolvendo uma linguagem própria. Os movimentos rompem com os movimentos clássicos e os movimentos da dança moderna modifica o espaço, usando não só o palco como local de referência.


A dança contemporânea é uma explosão de movimentos e criações, o bailarino escreve no tempo e no espaço conforme surgem e ressurgem ideias e emoções. Os temas refletem a sociedade e a cultura nas quais estão inseridos, uma sociedade em mudança, são diversificados, abertos e pressupõem o diálogo entre o dançarino e o público numa interação entre sujeitos comunicativos. O corpo é mais livre, pois é dotado de maior autonomia.


A dança contemporânea é uma circulação de energia: ora explosiva, ora recolhida. A respiração, a alternância da tensão e do relaxamento em Martha Graham, o desequilíbrio e o jogo do corpo com a gravidade em D.Humphrey; Já E.Decroux faz trabalhar o diálogo da pele e do espaço retornando às origens do movimento.


A dança contemporânea não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la.


thomaz98: Obrigado! mas eu queria era a resposta e não o texto, mas consegui responder através dele.
Perguntas similares