DESAFIO
No cotidiano escolar, é comum o educador se deparar com crianças que ainda não estão alfabetizadas, mas que fingem ler, quando veem figuras, que contam estórias a partir das imagens e da imaginação. Na ocorrência desse tipo de situação, qual deve ser o papel do educador?
Para a resolução deste desafio, espera-se os seguintes passos:
1) Justificativa do apontamento do papel do educador na situação determinada — Espera-se que seja explicado o porquê do apontamento do papel do educador.
2) Prática do educador na situação — Espera-se que seja descrita a prática que o educador deve adotar na situação dada.
3) Resultados esperados — Espera-se que sejam apontados os resultados que poderão ser alcançados, a partir da prática pedagógica adotada.
Respostas
Olá!
Em primeiro lugar o educador deve apontar as crianças que fazem parte desse caso e avaliar de forma completa cada uma, mas auxiliando em seu desenvolvimento.
Para os resultados esperados é importante notar que a educação tem como objetivo a organização do atendimento educacional inclusivo, com o intuito de criar instituições que promovam o aceso ao aprendizado, alfabetização e inclusão das crianças como fundamentais para a normalidade da prática de formação dos estudantes com dificuldades de aprendizado.
Valeu!
Resposta:PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
O papel do educador é estimular a ludicidade na criança, uma vez que, apesar de a criança ainda não ler palavras, demonstra certo grau de letramento, ao criar estórias a partir da leitura de figuras e das impressões que possui sobre o mundo. Tal estímulo se justifica, porque a criança aprende muito mais dessa forma, e a criação de ambientes lúdicos e fantasiosos auxilia a construção de sua visão de mundo (infantil).
Uma boa estratégia é criar ambientes em que as crianças possam contar suas estórias, a fim de exercitar a criatividade e a ludicidade. Nesse sentido, o resultado esperado será uma criança preparada para aprender e exercitar habilidades como atenção, criatividade, percepção de mundo, entre outras, necessárias ao aprendizado infantil.
Explicação: