Respostas
Começou com a insurreição dos Bolcheviques, liderados por Vladimir Lenin, contra o governo provisório, em 25 de outubro de 1917 (pelo calendário juliano) e 7 de novembro (pelo calendário gregoriano). Foi a primeira revolução comunisA Rússia sofria sérios problemas, ainda sob uma monarquia absolutista, uma economia rural sem uma propriedade privada claramente definida,[3] com uma burguesia incipiente além do desgaste que o país enfrentava depois da Guerra da Criméia.[4] A entrada do país na guerra enfraquecera mais ainda a economia e o exército, já em dificuldades. A situação agravou-se com a convocação militar obrigatória, que paralisou a agricultura. Nos últimos meses de 1916, o país estava à beira do colapso total. A crise alimentar, o rigoroso racionamento e ainda as derrotas frente aos Impérios Centrais explodiram numa onda de greves e passeatas. A Rússia de Kerensky tentou elevar a conscrição e combater as deserções, o que causou resistência.[5] A Revolução tem sua inspiração matricial no iluminismo francês de Rousseau e na sua outra revolução.[6]
Partidos Políticos
1. Monárquicos de várias tendências, estes grupos outrora poderosos trabalhavam às escondidas ou unidos aos cadetes que gradualmente se levantaram em prol do seu programa.
2. Cadetes, eram assim chamados devido às iniciais do seu nome em inglês, Constitucionais Democratas. O seu nome oficial era Partido da Liberdade do Povo. Sob o Czar, compunha-se de liberais das classes abastadas e era o partido da reforma política. Em Março de 1917 formaram o Primeiro Governo Provisório, tendo sido derrubado em Abril. À medida que a Revolução se tornou mais social e económica os Cadetes tornaram-se também mais conservadores.
3. Socialistas Populistas ou Trudoviques (Grupo Trabalhista). Partido numericamente diminuto, composto por intelectuais, dirigentes das sociedades cooperativas e camponeses conservadores.
4. Partido Operário Social-Democrata Russo de origem socialista marxista. No Congresso de 1903 deu-se uma decisão em duas alas, uma maioritária (Bolshinstvo)e uma minoritária (Menshinstvo) que viriam a dar lugar a dois partidos: Mencheviques e Bolcheviques
a) Menchevique incluía socialistas de vários tons e que acreditavam numa evolução gradativa da sociedade até ao socialismo.
b) Internacionalistas Mencheviques formavam a ala radical dos mencheviques, opositores de uma coligação com os liberais.
c) Bolchevique que para dar mais ênfase à sua separação ao socialismo moderado e parlamentar e passaram a chamar-se Partido Comunista.
5. Iendinstvo pequeno grupo em decomposição, formado quase todo pelo discípulos de Gueorgui Plekhanov um dos pioneiros do Marxismo russo e seu grande político teórico. Já idoso, Plekhanov torna-se um patriota conservador radical, mesmo para os Mencheviques.
6. Partido Socialista Revolucionário foi na sua origem o partido revolucionário dos camponeses. Depois da Revolução de Fevereiro foi fortalecido por muitos adeptos.
Em 1917 os intelectuais mais jovens e radicais do partido, saem e fundam o Partido Socialista Revolucionário de Esquerda.
7. Partido Socialista Revolucionário de Esquerda. Adotando teoricamente o programa de Ditadura Proletária dos Bolcheviques, a princípio relutaram em seguir a tática bolchevique. Por várias vezes abandonou o governo bolchevique mas sempre retornava a ele. Com a política cada vez mais conservadora e moderada do Partido Socialista Revolucionário torna-se o grande partido camponês .
8. Maximalistas uma facção dissidente do Partido Socialista Revolucionário, durante a Revolução de 1905, no tempo que este era o maior partido camponês. Logo depois torna-se um pequeno grupo de camponeses anarquistas.
O Poder Dual
História da Rússia
Petrograd1919.JPG
Eslavos orientais
Cazares
Rússia de Quieve
Principta marxista do século XX e deu o poder aos bolcheviques.