Respostas
Localizado no continente africano, Senegal ocupa uma área de aproximadamente 196,7 mil quilômetros quadrados. Seu território, banhado a oeste pelo Oceano Atlântico, limita-se ao norte com a Mauritânia, a leste com Mali, a sudeste com a Guiné e a sudoeste com Guiné-Bissau, além da Gâmbia, que está totalmente inserida no território senegalês.
A população do Senegal é composta por cerca de 12,8 milhões de habitantes, sendo que a maioria (57,6%) reside em áreas rurais. Dacar, capital nacional, é a cidade mais populosa do país, com 2,8 milhões de pessoas. A religião com o maior número de adeptos é o islamismo, praticado de uma forma peculiar, com base nos ensinamentos do asceta Amadou Bamba.
Os senegalenses enfrentam vários problemas de ordem socioeconômica, como altas taxas de mortalidade infantil e de analfabetismo, baixa expectativa de vida, etc. Esse cenário reflete no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da nação. Conforme dados divulgados em 2010 pela Organização das Nações Unidas (ONU), o IDH do Senegal é baixo, com média de 0,411, ocupando o 144° lugar no ranking mundial, composto por 169 países.
A economia senegalesa é pouco desenvolvida. Os principais produtos de exportação são o fosfato, o amendoim e o pescado. O valor histórico-cultural de algumas cidades do Senegal e as belezas naturais, com destaque para as savanas e as reservas de animais selvagens, têm alavancado o turismo, que passou a ser uma importante fonte de receitas financeiras.