• Matéria: História
  • Autor: virginiaaraujo2006
  • Perguntado 7 anos atrás

"Trata-se, pois, menos de uma teoria da transformação do que de uma crítica da assimetria da ordem política com os fatores reais de poder presentes na sociedade, os quais encarnavam, por sua vez, o próprio desenvolvimento do mundo racional. Uma vez que a racionalidade já havia se reconciliado com a vida social, chegava o momento da reconciliação final - entre governo e sociedade. Em vão, escreve Sieyès 'os privilegiados fechariam os olhos para a revolução que o tempo e a força das coisas operaram [...]. Antigamente, o Terceiro Estado era servo, e a ordem nobre era tudo. Hoje, o Terceiro é tudo, e a nobreza é uma palavra'. Sieyès condenava, do mesmo modo, 'as opiniões feudais que não são mais estabelecidas sobre nada de real'. A revolução política se legitimava por meio desta outra revolução, a qual se confunde, nos seus matizes voltairianos, com a ideia de progresso." Sobre o Terceiro Estado e esse contexto, assinale a opção correta: Alternativas: a) Na Revolução Francesa, o Terceiro Estado representava os setores interessados na transformação social, diferentemente de sua posição nos processos revolucionários de 1848/49. b) O Terceiro Estado representava os servos e o proletariado, especialmente no período da revolução francesa. c) A burguesia representava os setores interessados na transformação social, especialmente nos processos revolucionários de 1848/49. d) As manifestações e sublevações operárias de 1848/49 foram reprimidas pelo Terceiro Estado. e) O crescimento do operariado frente se deu em um processo natural de reconciliação com os interesses da burguesia, formando-se assim o Terceiro Estado. 2) "Ao definirmos a expressão 'Positivismo', é possível estabelecermos uma comparação com o 'marxismo': assim como há uma grande polissemia a respeito do marxismo, sendo necessário explicitar a qual marxismo faz-se referência, há também uma grande polissemia com o Positivismo. Entretanto, ao contrário do marxismo, em que é possível – na verdade, é necessário – fazer de alguma forma referência a Marx, no caso do Positivismo as referências necessárias a determinados autores não são possíveis, ocorrendo na prática ou a utilização de um rótulo ou a subsunção de perspectivas metodológicas (em alguns poucos casos, teóricas) sob uma rubrica comum. Embora nesses casos a referência a Augusto Comte seja corrente, ela não costuma ser fácil, simples ou, como veremos, justificada." Sobre os conceitos de Marxismo e Positivismo, analise as afirmativas: I – Foram movimentos do pensamento político e social que foram influenciados pela I Revolução Industrial. II – O marxismo e o positivismo são retratos da busca de explicações para os problemas sociais. III – Enquanto o marxismo é associado à conservação da ordem, o positivismo incorpora para si o movimento revolucionário. IV – Para o marxismo, seria necessário desenvolver o espírito positivo da sociedade, que seria instalado por uma elite científica e industrial. Agora, assinale a alternativa que apresenta a correta: Alternativas: a) Apenas as afirmativas I e IV estão corretas. b) Apenas as afirmativas I, III e IV estão corretas. c) Apenas as afirmativas II e IV estão corretas. d) Apenas as afirmativas I e III estão corretas. e) Apenas as afirmativas I e II estão corretas


azevedojomara09: QUAL A RESPOSTA CORRETA

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
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1 -

Desde a sociedade feudal francesa o Terceiro Estado era composto pelos menos politicamente privilegiados, como os camponeses e os operários. Deste modo, foi o "Terceiro Estado" que lutou por mudanças sociais tanto na Revolução Francesa quanto na Primavera dos Povos.

É correta a alternativa A.

2 -

I é verdadeira, sendo o Marxismo um crítico do capitalismo e o Positivismo uma força de apoio ao capitalismo industrial.

II é verdadeira, tomando explicações diferentes para tentar solucionar a questão.

III é falsa, o Marxismo é, por excelência, revolucionário.

IV é falsa, esta é uma posição positivista.

É correta a alternativa E.

respondido por: kash123
3

Aap2 - História Econômica Geral e Evolução do Pensamento Econômico

1 - C → No pensamento de Hegel, o Homem aparece como produtor histórico do mundo por meio do trabalho e do conhecimento.

2 - A → Na Revolução Francesa, o Terceiro Estado representava os setores interessados na transformação social, diferentemente de sua posição nos processos revolucionários de 1848/49.

3 - E → Apenas as afirmativas I e II estão corretas.

4 - A → Apenas a afirmativa I está correta.

CORRIGIDA PELO AVA (25/04/2022)

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