• Matéria: Biologia
  • Autor: anagabrielleagp5umza
  • Perguntado 7 anos atrás

A classificação biológica conhecida hoje em dia engloba uma enorme biodiversidade de organismos, com o intuito de um dia classificar todos os seres vivos existentes. Porém é de conhecimento dos cientistas que essa meta ainda está longe de ser alcançada. Pois, uma determinada entidade biológica tradicional, essas estruturas são os vírus. Explique, com base em duas características dos seres vivos, por que os vírus ainda não são um consenso na comunidade científica quanto a sua classificação.

Respostas

respondido por: julianobel
0

Bom, a maior discussão sobre os vírus na comunidade científica é o fato dele ser ou não ser um ser vivo.

É dado como ser vivo aquele organismo que possui pelo menos uma célula, é capaz de se reproduzir e apresenta um ciclo energético (ou seja, capta alimentos, usa-o como combustível para atividades metabólicas, e excreta).

O vírus é composto apenas por proteínas e ácidos nucleicos (alguns mais complexos ainda possuem lipídios e carboidratos), não possui sequer uma célula. Para se reproduzir o vírus deve, obrigatoriamente, parasitar uma célula que faça o trabalho de duplicação genética e síntese de proteínas por ele. Ou seja, de modo geral, o vírus não apresenta características de um ser vivo.

Perguntas similares