Vygotsky trabalha com teses dentro de suas obras nas quais são possíveis descrever como: à relação indivíduo/sociedade em que afirma que as características humanas não estão presentes desde o nascimento, nem são simplesmente resultados das pressões do meio externo. Elas são resultado das relações homem e sociedade, pois quando o homem transforma o meio na busca de atender suas necessidades básicas, ele transforma-se a si mesmo. Para Vygotsky, não há desenvolvimento humano sem as interações sociais historicamente demarcadas. Eu e o outro/outros temos uma significação fundamental para que o sujeito e o mundo possam avançar.
VYGOTSKY, Lev S. A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes, 1984.
Considerando os aportes do autor, é correto afirmar que são as relações humanas que permitem
a.
que se enfrente a realidade social, centrado no diálogo e na troca de experiências entre alunos e professores na sala de aula.
b.
que provoquem no sujeito maneiras de conflitar o seu ponto de vista com outros tantos, de forma que sejam primadas a construção progressiva de novas noções e ações frente a si e ao mundo.
c.
que haja a distinção do ponto de vista próprio e dos outros e a coordenação destas diferenças.
d.
que o mundo seja uma construção dos próprios homens e que tenham suas marcas e sentidos.
e.
que se aprenda assumir e dividir responsabilidades, apreendendo regras, trabalhando conflitos, compreendendo a necessidade de estar vinculado aos outros.
Respostas
respondido por:
12
Resposta: Alternativa D - que o mundo seja uma construção dos próprios homens e que tenham suas marcas e sentidos.
respondido por:
0
Olá!
De fato a alternativa D está correta.
A construção das reflexões de Vygotsky quanto a maturação do indivíduo estão ligadas ao ambiente social e como o desenvolvimento cognitivo da criança ao longo de sua formação se relacionam com o convívio e as pessoas ao seu redor.
Para concluir, notamos que sua ideia pode ser complementada por Piaget, que defende o desenvolvimento cognitivo a partir da maturação biológica, na medida que na assimilação a mente não se modifica, fato contrário ao pensamento de Vygotsky, porém, o desenvolvimento biológico assim como o social são de grande importância.
Valeu!
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás