As faltas justificadas acontecem quando o empregado se obriga a faltar ao trabalho, mas por motivos justificáveis, não podendo nesses casos ter nenhum desconto. Analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa que indica corretamente, conforme a CLT no seu artigo 473, a situação em que o empregado poderá faltar ao trabalho, sem prejuízo de sua remuneração: A Até 5 (cinco) dias consecutivos, em caso de falecimento do cônjuge, ascendente, descendente, irmão ou pessoa que, declarada em sua carteira de trabalho e previdência social, viva sob sua dependência econômica. B Até 8 (oito) dias consecutivos, em virtude de casamento. C Por 20 dias, em caso de nascimento de filho no decorrer da primeira semana. D Por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada. E Até 7 (sete) dias consecutivos ou não, para o fim de se alistar eleitor, nos termos da lei respectiva.
Respostas
A resposta correta é a letra D APOL 100:
Por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada.
IV - por um dia, em cada 12 (doze) meses de trabalho, em caso de doação voluntária de sangue devidamente comprovada; (Inciso incluído pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
Olá.
Tudo bem?
As faltas são sempre um problema em qualquer trabalho, trazendo estresses não somente para o empregador, mas para o empregado.
Mas vale ressaltar que nem sempre as faltas acarretam em desconto na remuneração do trabalho, há casos em que o colaborador recebe o seu salário de forma integral, sem haver descontos conforme a CLT no artigo 473.
O não desconto é realizado em casos em que o trabalhador necessite doar sangue. Porém isso só pode ser realizado a cada doze meses de trabalho.
Portanto a alternativa correta é a letra D.
Abraços!